Covid-19: número de casos volta a crescer nos EUA
Após meses em queda, casos diários dobraram o número em três semanas. Causa do aumento é a variante delta do coronavírus
O número de casos diários de Covid-19 voltou a crescer nos Estados Unidos. Após meses em queda, novos registros da doença voltaram a aumentar, dobrando o valor em três semanas.
Segundo especialistas, o crescimento ocorreu por causa da variante delta do coronavírus, que é altamente contagiosa, e pelas comemorações do feriado da Independência dos EUA no último dia 4 de julho. Além disso, partes do país estão enfrentando a resistência de pessoas que não querem se vacinar, retardando a chamada "imunidade de rebanho", que é quando a cadeia de contaminação de uma doença é interrompida devido a imunização da população.
Mesmo com a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras no país norte-americano, algumas regiões como Los Angeles County e St. Louis pedem para que mesmo pessoas já imunizadas usem o item de proteção. Já no estado do Mississipi, a recomendação é de que pessoas com mais de 65 anos de idade com problemas crônicos tomem mais cuidado, visto o aumento de 150% de hospitalizações no estado.
Estudiosos afirmam que limitar os encontros e voltar atrás no uso de máscaras ajudaria na diminuição dos casos, visto que os estados em que foram registrados os maiores aumentos, são os que menos adotam medidas de segurança contra a Covid-19.
Segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mais de 55% da população estadunidense já recebeu ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus.
Contudo, o país é o que mais registrou casos da doença desde o início da pandemia: mais de 33 milhões de infectados. Os Estados Unidos também ocupam a primeira posição no número de mortes no globo por Covid-19: mais de 607 mil pessoas faleceram por causa do vírus.
*com informações da Associated Press