Covid-19: Janssen adia entrega de vacinas ao Brasil
Ministério da Saúde informa que expectativa é de que as doses cheguem ao país ainda nesta semana
SBT News
O Brasil não vai mais receber na 3ª feira (15.jun) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo o primeiro carregamento com 3 milhões de doses da vacina Janssen ao Brasil, do contrato de 38 milhões de doses.
Em nota, o Ministério da Saúde informa que a "chegada das doses antecipadas da vacina Covid-19 da Janssen ao Brasil aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas".
Também em nota a farmacêutica disse que compartilhará novas informações assim que houver atualizações. "A companhia está comprometida em oferecer acesso global igualitário à sua vacina contra a covid-19 em um modelo sem fins lucrativos para uso emergencial durante a pandemia. Como parte deste compromisso, reconhece a importância de assegurar que as pessoas no Brasil tenham acesso ágil à sua vacina."
No final de semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga estava bem animado com a chegada das vacinas da Janssen "Temos um ponto positivo de que essas doses têm um desconto de 25% ao valor anteriormente acertado e isso ocasiona numa economia de cerca de R$ 480 milhões. Outro ponto é que o pagamento só ocorrerá em relação às doses que efetivamente forem aplicadas".
Segundo a equipe do Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai analisar a possibilidade de seguir a decisão da agência norte-americana, que ampliou a validade das doses da vacina para 18 semanas.
Leia também:
+ Anvisa deve autorizar nova validade da vacina da Janssen semana que vem
+ Prazo de validade da vacina da Janssen é ampliado para 4 meses e meio
"A Anvisa está discutindo a possibilidade de ampliar o prazo de validade das vacinas [da Janssen], embora entendamos que isso não vai ser necessário, porque confiamos no Programa Nacional de Imunização e na capacidade que temos de vacinar toda a população brasileira", afirmou Queiroga, informando que as primeiras doses recebidas serão destinadas apenas às capitais por conta da logística.
A vacina da Janssen é aplicada em dose única e possui cerca de 85% de eficácia. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído aos Estados em 48 horas.
(reportagem atualizada às 13h15)