Secretaria de Saúde de Mossoró investiga festa em ala covid de UPA
Evento, com direito a bolo e a paciente soprando velas, aconteceu no último fim de semana
Jesiel Gadioli
A Secretaria de Saúde do município de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, solicitou abertura de uma sindicância para investigar as circunstâncias de uma festa de aniversário promovida na ala de covid da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Belo Horizonte. O caso aconteceu no último fim de semana e ganhou as redes sociais nesta 5ª feira (10.jun), após a circulação de um vídeo.
As imagens mostram funcionários e acompanhantes cantando parabéns para um paciente, que segura um bolo. Uma mulher tira a máscara de oxigênio dele e o homem assopra as velas. Outros pacientes, um deles de bruços, acompanham tudo. No final do vídeo, ainda é possível ouvir o alerta de uma pessoa dizendo que o bolo é somente para quem não possui "diabetes".
Em nota, a Prefeitura de Mossoró esclareceu que a gestão do município não compactua com o ocorrido na UPA e enfatizou que sempre preza pelo cumprimento das normas de biossegurança, necessárias em razão da pandemia. Informou ainda que, após a investigação, serão tomadas todas as medidas necessárias para que ações como esta não se repitam.
Confira a nota da Prefeitura de Mossoró na íntegra:
"Em virtude das imagens divulgadas nas redes sociais e na imprensa a respeito de comemoração de aniversário de paciente com Covid na UPA do Belo Horizonte, a Prefeitura Municipal de Mossoró esclarece:
A Gestão Municipal não compactua com a ação ocorrida na Unidade de Pronto Atendimento, prezando sempre pelo cumprimento das normas de biossegurança, necessárias em razão da pandemia.
Informa ainda que foi solicitada abertura de sindicância para investigar as circunstâncias do ocorrido e serão tomadas todas as medidas necessárias para que tal ação não venha a ocorrer novamente."