SP anuncia vacinação de pessoas a partir de 45 anos com comorbidades
Imunização de grávidas e puérperas será retomada na próxima semana
SBT News
Pessoas entre 45 e 49 anos que tenham comorbidades ou deficiência permanente -- com Benefício de Prestação Continuada (BPC) -- poderão se vacinar contra a Covid-19 a partir do dia 21 de maio, em São Paulo, segundo anúncio feito em coletiva nesta 4ª feira (12.mai) pelo governador João Doria (PSDB). O grupo representa mais 685 mil pessoas no território paulista.
O Executivo estadual estabeleceu também a próxima segunda-feira (17.mai) para retomar a imunização de grávidas e puérperas com comorbidades, que foi suspensa na manhã desta 3ª feira (11.mai) depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que gestantes não fossem imunizadas com a vacina Oxford/AstraZeneca.
Segundo Doria, a retomada da vacinação para essas pessoas será possível graças a um remanejamento de doses da CoronaVac e a distribuição de unidades da vacina da Pfizer. Outro anúncio feito pelo governador na coletiva diz respeito à ampliação do número de locais em que os cidadãos podem se vacinar.
+ Painel da OMS recomenda quebra de patentes de vacinas da covid 19
A partir desta 5ª feira (12.mai), seis novos postos estarão distribuídos e funcionando -- das 9h30 às 17h -- nas estações Guaianases, São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); na estação Corinthians-Itaquera, do Metrô; e no Terminal São Mateus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). No dia 17 de maio, a Linha 4-Amarela do Metrô receberá outros três, nas estações República, Pinheiros e Butantã.
Até o momento, 13.870.161 de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em São Paulo, sendo 8.929.222 da primeira dose e 4.940.939 da segunda. Hoje mais cedo, Doria revelou no Twitter ter realizado uma conversa com o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, para pedir a liberação de mais insumos para a produção da CoronaVac. "Me solidarizei e lamentei as declarações desastrosas feitas por membros do Governo Federal sobre a China", escreveu o governador.
Nas palavras dele, "o Governo Federal deve um pedido de desculpas ao governo chinês pelo desrespeito ao país que está ajudando o Brasil a vencer a pandemia e salvar vidas".
Acabo de conversar por telefone com o embaixador da China no Brasil, @WanmingYang, pedindo a liberação de mais insumos para a produção da Coronavac. Me solidarizei e lamentei as declarações desastrosas feitas por membros do Governo Federal sobre a China.
? João Doria (@jdoriajr) May 12, 2021
Casos, mortes e internações
O estado de São Paulo chegou a 3.038.240 casos da Covid-19 e 102.356 mortes causadas pela doença. As taxas de ocupação de leitos de UTI no território paulista e na Grande São Paulo estão em 78,3% e 76,4%, respectivamente, havendo no total 9.939 pacientes em leitos de terapia intensiva e 11.480 em enfermarias.