Publicidade
Jornalismo

Capitais recebem primeiras doses da Pfizer nesta 2ª feira

Confira a distribuição das vacinas do primeiro lote do imunizante nos estados

Imagem da noticia Capitais recebem primeiras doses da Pfizer nesta 2ª feira
Imunizante possui mais de 90% de eficácia contra a covid-19 | Fotos Públicas
• Atualizado em
Publicidade

Os Estados brasileiros recebem nesta segunda-feira (3.mai) as vacinas contra o novo coronavírus da Pfizer, que chegaram ao Brasil na última quinta-feira (29.abr). Por questões de logística e condições do próprio fabricante, que exige um armazenamento entre -25ºC e -15ºC, o lote de 1 milhão de doses foi dividido e enviado somente às 26 capitais estaduais e ao Distrito Federal. 

distribuição vacina Pfizer
Distritbuição vacinas Pfizer/Ministério da Saúde

O imunizante recebeu aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso definitivo no país em fevereiro deste ano e deve ser aplicado em duas doses, com o intervalo recomendado de 21 dias.

Nesta remessa, serão enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitárias entre todos os estados. As doses para a segunda aplicação serão distribuídas nas próximas semanas. Segundo o 5° informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a vacina da Pfizer está sendo destinada à imunização de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. 

O governo brasileiro comprou 100 milhões de doses da vacina da Pfizer neste ano. Em março, em reunião com a farmacêutica, o Ministério da Saúde apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões de doses da vacina. Em abril, o governo federal anunciou que busca adquirir mais 100 milhões de doses extras.

O imunizante da Pfizer/BioNTech possui mais de 90% de eficácia contra o novo coronavírus. A vacina usa a tecnologia de RNA mensageiro - uma espécie de molécula que carrega as instruções para a produção de uma proteína do coronavírus, o que permite ao sistema imunológico aprender a reconhecer e neutralizar o vírus.

Outros imunizantes

O país também recebeu, no último sábado (1.mai), uma remessa de 220 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. O lote faz parte do Consórcio Internacional Covax Facility, articulado pela Organização Mundial da Saúde para a compra e distribuição das vacinas. 

Na última sexta-feira (30.abr), o Instituto Butantan entregou 420 mil doses da Coronavac contra a covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O lote faz parte de uma articulação do governo paulista com o governo federal que previa a entrega de 46 milhões de doses até o dia 30 de abril. Contudo, devido ao atraso nos insumos enviados pela China, a produção do imunizante foi paralisada e o estado precisou estender o prazo de entrega para cumprir o cronograma. 
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade