Capitais reforçam medidas de combate à Covid-19; confira
Autoridades tentam conter avanço da doença, que já matou mais de 200 mil pessoas no país
Camila Borges
Saiba mais
No Brasil, o aumento das infecções e mortes desencadeou o endurecimento das regras adotadas para evitar a disseminação da Covid-19 em território nacional. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 26 mil novos casos e 480 mortes nas últimas 24 horas. Paralelo a esse cenário, a descoberta de uma nova variante do coronavírus, que tem se espalhado rapidamente e pode provocar um colapso nos sistemas de saúde, acendeu um novo sinal de alerta.
Na tentativa de conter o avanço dos casos de coronavírus e para deter a propagação da mutação no país, diversos municípios enrijeceram as medidas de enfrentamento à pandemia. Confira abaixo a situação de 10 capitais brasileiras:
São Paulo
Na última 6ª feira (08.jan), o governo estadual anunciou a reclassificação das faixas de restrição no Estado após aumento no número de dos novos casos, mortes e internações por Covid-19. Com isso, a capital paulista permanece na fase amarela do Plano São Paulo, em que é permitido o funcionamento de shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes.
No entanto, a capacidade máxima passa a ser limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Anteriormente, esse percentual variava de acordo com o segmento do estabelecimento. Além disso, o atendimento presencial ao público pode ser feito até às 22h, com exceção dos bares, que podem funcionar até às 20h.
Curitiba
Em nota encaminhada ao SBT News, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informou que as regras de enfrentamento na capital paranaense permanecem na bandeira laranja desde 28 de novembro. Nessa fase, bares e casas noturnas não estão autorizadas a funcionar na cidade.
Estabelecimentos comerciais de rua, como centros e galerias, podem funcionar das 09 às 22 horas, de segunda a sábado. Já os shopping centers estão liberados a abrir às 08 e encerrar as atividades às 22 horas. Aos domingos está autorizado apenas o atendimento na modalidade delivery até às 22 horas em ambos os casos.
Belo Horizonte
Nesta 2ª feira (11.jan), a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a retomada da fase controle, o que permite o funcionamento de estabelecimentos pertencentes à categoria de atividades essenciais. Os demais setores permanecem suspensos por tempo indeterminado.
Sendo assim, estão autorizados a funcionar na capital mineira padarias e lanchonetes (vedado o consumo no local), entre às 5h até às 22h; supermercados e hipermercados, no período das 7h às 22h. Agências bancárias, casas lotéricas e Correios não possuem restrição de horário.
Recife
Na capital de Pernambuco, a recomendação das autoridades sanitárias é de que eventos corporativos e institucionais, promovidos por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, para fins de reuniões, treinamentos, seminários, congressos e similares, devem ser limitados a 30% (trinta por cento) da capacidade do ambiente, com até no máximo 150 (cento e cinquenta) pessoas.
No entanto, permanece proibida a realização de shows, festas, eventos de carnaval e similares, seja em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados. As atividades culturais de cinema, teatro e demais eventos de cultura, observada a limitação de 50%, estão autorizadas em todo o Estado.
Manaus
Com o aumento de casos e mortes por coronavírus no Amazonas, a Prefeitura de Manaus informou que orienta a população a priorizar o isolamento social para que, desse modo, não haja um agravamento da pandemia na região. Na última semana, o prefeito David Almeida (Avante) declarou "situação anormal", caracterizada como emergencial pelo período de 180 dias.
Com base no Decreto nº 5.001, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), fica autorizada a contratação temporária de serviços e aquisição de bens e materiais destinados ao combate à pandemia. Além disso, a realização de eventos que possam causar aglomeração segue suspensa durante esse período.
Florianopólis
Nesta semana, a Prefeitura de Florianópolis anunciou um novo decreto, que estabeleceu normas mais rígidas de funcionamento para supermercados, restaurantes, salões de festa e áreas comuns de prédios na capital catarinense.
No caso dos supermercados, a ocupação deve ser de no máximo 40% da capacidade total e apenas um membro da família está autorizada a entrar no estabelecimento. Em restaurantes, o proprietário precisa garantir o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as mesas e medir a temperatura dos clientes na entrada.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, a prefeitura afirmou que vai intensificar a fiscalização a fim de verificar que os protocolos sanitários de funcionamento das atividades econômicas estão sendo cumpridos. Em caso de descumprimento do decreto, o Código Municipal de Saúde prevê desde advertência até a suspensão das atividades e, dependendo da gravidade, o encaminhamento para as autoridades policiais pela caracterização de crime por disseminação de vírus e de doenças contagiosas.
Cuiabá
Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) descartou a possibilidade de implantar novos decretos visando a paralisação das atividades econômicas na capital mato-grossense. Segundo o político, novos leitos de UTI exclusivos para pacientes da Covid-19 serão disponibilizados nas próximas semanas.
Entretanto, a fiscalização será intensificada na cidade para evitar realização de eventos que possam gerar aglomeração e o prazo para os servidores da prefeitura seguirem em regime de home office foi prorrogado.
Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) informou que, nos próximos dias, novas resoluções sobre as medidas de enfrentamento a Covid-19 na cidade serão publicadas. Enquanto isso, as atuais medidas seguem em vigor.
Ainda segundo a pasta, as próximas medidas restritivas serão implantadas de acordo com a região para conter a disseminação do vírus. Caso alguma área seja considerada de alto risco, os espaços públicos e privados só vão funcionar com um terço da capacidade. Pessoas com mais de 60 anos estarão proibidas de entrar nesses estabelecimentos.
Salvador
Na capital baiana, as ações destinadas à ampliação da testagem da população e a prorrogação das medidas de enfrentamento à pandemia foram intensificadas.