Publicidade
Jornalismo

Índia e China brigam por território e disputa acaba em mortes

Pelo menos tês militares indianos perderam a vida na região do Himalaia. Não há confirmação do lado chinês

Imagem da noticia Índia e China brigam por  território e disputa acaba em mortes
Índia e China brigam por território e disputa acaba em mortes
• Atualizado em
Publicidade
Uma disputa territorial no alto do Himalaia entre Índia e China terminou com a morte de três militares indianos, nesta segunda-feira (15). A briga pela soberania da região, uma zona fronteiriça de 3,5 mil km, se arrasta há décadas, mas esse é o primeiro confronto em que soldados perdem a vida, desde 1975, de acordo com a imprensa internacional.

Em maio, tropas de ambos os países vêm se digladiando. Do lado chinês, a acusação é de que o exército contrário atravessou indevidamente o local por duas vezes, dando início aos ataques. O porta-voz do governo chegou a pedir para que os oficiais inimigos "não provoquem problemas."

Apesar do momento crítico, as duas nações tentam uma solução diplomática para o problema. Em vários locais da fronteira não há uma delimitação que agrade aos dois países, o que acaba gerando discórdia.

"China e Índia concordam em seguir resolvendo os problemas bilaterais por meio do diálogo. Pedimos novamente à Índia que controle suas tropas na fronteira", clamou Zhao Lijian, representante do Ministério das Relações Exteriores da China.
 

Não havia registros de mortes na região desde os anos 70 - Crédito: Biju Boro/Getty Images/AFP
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade