Acidentes com bicicletas já custaram mais de R$ 115 milhões ao SUS em 7 anos
Foram 10 mil internações causadas por acidentes com ciclistas. Em média, 855 ciclistas morrem todos os anos
SBT News
Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) mostram que, desde 2012, o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu quase dez mil internações causadas por acidentes com ciclistas. O custo dessas internações para o SUS ultrapassa R$ 115 milhões.
Ainda, de acordo com a ONG Rodas da Paz, a maioria das vítimas são homens, 84%. Mulheres são minoria. Das vítimas atendidas, apenas 15% eram mulheres. Os acidentados, muitas vezes, são jovens, entre 20 e 29 anos. Das entradas no SUS, em média, 855 ciclistas morrem todos os anos por envolvimento em acidentes de trânsito.
"Com o aumento do número dos ciclistas nas grandes cidades, principalmente do uso de aplicativos de entrega de comida e remédios, aumentam a quantidade de ciclistas nas ruas e a infra-estrutura das cidades não se adaptam a isso", aponta alguns dos motivos para os números altos, o coordenador da ONG, Hugo Souza.
A diminuição da velocidade nas vias é uma das soluções apontadas por Hugo. Porém, para o diretor da ABRAMET, a responsabilidade pelos acidentes não é só dos motoristas.
"O maior deveria cuidar do menor, ou seja, o carro motorizado deveria ter o cuidado maior com o ciclista, mas é importante que o ciclista também cumpra as regras de trânsito. É fundamental que conheça as regras de trânsito e cumpra as regras de trânsito.", afirma, Ricardo Helege.