Publicidade
Jornalismo

Há 40 anos internados, casal de amigos vence limitações da poliomielite

Eliana Zagui e Paulo Henrique foram infectados pelo vírus durante o surto da doença na década de 1970 quando ainda eram crianças

Imagem da noticia Há 40 anos internados, casal de amigos vence limitações da poliomielite
Há 40 anos internados, casal de amigos vence limitações da poliomielite
• Atualizado em
Publicidade

Há mais de 40 anos, a escritora Eliana Zagui e o gamer Paulo Henrique Machado foram infectados pelo vírus da poliomielite e dividem um quarto na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital das Clínicas em São Paulo. 

Entre as décadas de 1970 e 1980 houve um surto de poliomielite, com quase 27 mil casos registrados no país. O vírus, transmitido pela ingestão de água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada, compromete toda a medula óssea e ao evoluir dificulta a respiração.

A escritora Eliana foi uma das infectadas pelos vírus em 1976, quando tinha apenas um ano e nove meses. À época, ela morava com os pais na cidade de Guariba, no interior de São Paulo e seu diagnóstico foi tardío, os sintomas de febre e dor de garganta persistiram por meses e eram tratados como gripo pelos médicos, até receber o diagnóstico correto e ser encaminhada ao Hospital das Clínicas, referência no tratamento da doença.

Com a medula comprometida, Eliana perdeu os movimentos abaixo do pescoço e chegaram a dizer que ela viveria só até os dez anos. Mas, a primeira saída do hospital aconteceu aos 15 e ela nunca esqueceu a árvore que conseguiu enxergar por inteira naquele dia. Desde então, usou a boca para vencer as suas limitações e hoje, com 45 anos, sabe ler, escrever, pintar e mexer no computador como qualquer outra pessoa. 

No hospital, ela dividia o quarto com outras sete crianças que também contraíram a paralisia, mas com o tempo o grupo foi diminuindo em decorrência de falecimentos e atualmente seu único colega de quarto é o gamer Paulo Henrique. Ao contrário da escritora, Paulo sofreu sequelas menores e conseguiu manter o movimento dos braços. 

O gamer se apaixonou pela informática e chegou criar uma animação com super-heróis que homenageiam os amigos que passaram pela mesma situação que eles. Agora, ele sonha em passar uma semana na Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Já Eliana reuniu toda sua trajetória no  livro "Pulmão de Aço", lançado em 2013, e criou um financiamento coletivo nas redes sociais para conseguir deixar o hospital e voltar para casa.

O último caso de poliomielite no país foi registrado em 1989, mas a vacinação ainda é necessária para crianças de até 5 anos. Segundo a infectologista Maria Cláudia Stockler, alguns países ainda têm a circulação do vírus e o mundo está cada vez mais conectado, por isso sempre corremos o risco da doença voltar.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade