Morre na Alemanha treinador que está no Livro dos Recordes
O alemão Rudi Gutendorf comandou mais de 50 equipes, entre times e seleções, cavando um lugar no Guinness
SBT News
Na última sexta-feira (13) morreu Rudi Gutendorf, técnico alemão que está no Guinness Book, o livro dos recordes, como o profissional que mais treinou times na história do futebol mundial. Foram 55 trabalhos, sendo 18 seleções, entre os anos de 1955 e 2003. Um verdadeiro andarilho da bola, que desbravou países como Nepal, Fiji e São Tomé e Príncipe. Ele tinha 93 anos. A causa da morte não foi revelada.
O papel desbravador e longevo de Rudi resultou em um merecido reconhecimento. O comandante era um embaixador proeminente do futebol alemão, como lembrou o vice-presidente da Federação Alemã de Futebol, Rainer Koch.
Entre tantas curiosidades que marcaram a carreira de Rudi está o fato dele ter sido o primeiro estrangeiro a treinar uma equipe no Japão, durante a década de 1960, em um período anterior ao profissionalismo da J-League. Ele também esteve à frente da seleção chilena, durante parte das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1974, mas deixou o cargo motivado por pressões do ditador Augusto Pinochet.
Além do futebol, Rudi Gutendorf também fez ponta como ator, participando de alguns filmes.
A notócia de sua morte ganhou destaque em diversos veículos internacionais.
Rudi Gutendorf passou por mais de 30 países - Crédito: Reprodução/internet