Eleições 2024: Celular não será permitido na cabine de votação
Aparelho deverá ser desligado e deixado em local indicado pelos mesários; medida foi aprovada para garantir o sigilo do voto
C
Camila Stucaluc
06/10/2024, 08:10 • Atualizado em 06/10/2024, 11:09
compartilhar
Pessoa segurando documento em frente a cabine de votação | Reprodução
Osbrasileiros que forem às urnas neste domingo (6) deverão se atender a um detalhe: não será permitido entrar na cabine de votação com o celular ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores deverão desligar o aparelhoe deixá-lo no local indicado pelos mesários.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A regra foi aprovada nas últimas eleições presidenciais, em 2022. Conforme descrito, aqueles que insistirem em levar o aparelho para o local de votação não serão autorizados a votar e o ocorrido será registrado em ata pela mesa receptora. Além disso, a força policial deverá ser acionada pelos mesários para adotar providências necessárias.
Pessoas com deficiência que utilizam tecnologia assistiva - como aparelhos auditivos - são a exceção à regra. Elas podem levar os aparelhos até a cabine de votação.
E quanto ao uso do e-Título?
Ao chegar no local de votação, o eleitor deve apresentar o e-Título com foto aos mesários. Feita a identificação, o aparelho celular deve ser desligado e deixado no local indicado pela equipe da seção. Após a votação, o eleitor irá retornar à mesa, recolher o equipamento e receber o comprovante de votação.
O mesmo processo será feito com qualquer objeto ou aparelho eletrônico, como rádio, câmera fotográfica, filmadora ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo que esteja desligado. Na cabine, será permitido apenas a famosa “colinha eleitoral”, feita em papel com os números dos candidatos.
Eleições 2024: Celular não será permitido na cabine de votaçãoAparelho deverá ser desligado e deixado em local indicado pelos mesários; medida foi aprovada para garantir o sigilo do votoGuia do Eleitor2024-10-06T08:10:00.000ZOs brasileiros que forem às urnas neste domingo (6) deverão se atender a um detalhe: não será permitido entrar na cabine de votação com o celular ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores deverão desligar o aparelho e deixá-lo no local indicado pelos mesários. A regra foi aprovada nas últimas eleições presidenciais, em 2022. Conforme descrito, aqueles que insistirem em levar o aparelho para o local de votação não serão autorizados a votar e o ocorrido será registrado em ata pela mesa receptora. Além disso, a força policial deverá ser acionada pelos mesários para adotar providências necessárias. Pessoas com deficiência que utilizam tecnologia assistiva - como aparelhos auditivos - são a exceção à regra. Elas podem levar os aparelhos até a cabine de votação. E quanto ao uso do e-Título? Ao chegar no local de votação, o eleitor deve apresentar o com foto aos mesários. Feita a identificação, o aparelho celular deve ser desligado e deixado no local indicado pela equipe da seção. Após a votação, o eleitor irá retornar à mesa, recolher o equipamento e receber o comprovante de votação. O mesmo processo será feito com qualquer objeto ou aparelho eletrônico, como rádio, câmera fotográfica, filmadora ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo que esteja desligado. Na cabine, será permitido apenas a famosa “colinha eleitoral”, feita em papel com os números dos candidatos. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/guia-eleitor/eleicoes-2024-celular-nao-sera-permitido-na-cabine-de-votacao
Galvão Bueno narra 100º gol do Brasil em Copas do Mundo
Feito histórico foi alcançado nesta quarta-feira (24) graças ao gol de Vinicius Júnior na partida entre Brasil e Escócia, com transmissão de SBT e N Sports