Publicidade
Jornalismo

Diário da Guerra 2: acompanhe as últimas informações do conflito na Ucrânia

Siga a cobertura em tempo real do SBT News no conflito entre russos e ucranianos

Imagem da noticia Diário da Guerra 2: acompanhe as últimas informações do conflito na Ucrânia
tanques de guerra na ucrania em confronto com a russia
• Atualizado em
Publicidade

21:50 - Em declaração direcionada aos ucranianos, o presidente Volodymyr Zelensky disse crer que a Rússia usará "todas as forças disponíveis" para tomar Kiev neste sábado (26.fev). Na 6ª feira, tropas russas cercaram a capital, posicionando-se a cerca de 2 km da entrada da cidade.
+ Rússia usará "todas as forças" para tomar Kiev neste sábado, diz Zelensky

--------------

19h00 - A embaixada da Ucrânia no Brasil pediu, nesta 6ª feira (25.fev), que o governo brasileiro adote sanções econômicas contra a Rússia. A solicitação foi feita pelo encarregado de negócios, que atualmente responde pela embaixada, Anatoliy Tkach.

+ Embaixada da Ucrânia pede que Brasil adote sanções econômicas à Russia

---------------

17h30 - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou, nesta 6ª feira (25.fev), que a Rússia "despedaçou a paz na Europa". O pronunciamento foi feito na sede da aliança em Bruxelas, capital da Bélgica. Stoltenberg destacou que a Otan já mobilizou uma defesa militar para agir caso a Rússia ataque algum país aliado da organização. "É para prevenir um ataque, prevenir que a guerra que acontece na Ucrânia vá para países aliados da Otan",

+ "Rússia despedaçou a paz na Europa", diz secretário-geral da Otan

---------------

17h20 - A Embaixada do Brasil na Ucrânia divulgou um comunicado para avisar aos brasileiros e latino-americanos que vivem no país que um trem irá partir da Estação Central de Kiev, às 22h, com destino à cidade de Chernivtsi, na região Oeste do país. O aviso, porém, destaca que não é possível garantir lugar para todas as pessoas ou mesmo que o trem deixará de fato a estação. 

+ Embaixada anuncia trem para retirar brasileiros de Kiev

---------------

17h10 - Após a Rússia invadir a Ucrânia na 5ª feira (24.fev), combustível, dinheiro e suprimentos médicos já estão acabando no território ucraniano, o que pode levar à fuga de até 5 milhões de pessoas. As informações são de agências de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).

+ Invasão pode levar 5 milhões de ucranianos a fugirem, diz ONU

---------------

17h00 -  O chefe da Agência Espacial da Rússia disse que as novas sanções dos Estados Unidos têm o potencial de "destruir nossa cooperação" na Estação Espacial Internacional (ISS), hoje 'habitada' por dois russos, quatro americanos e um alemão. "Se você bloquear a cooperação conosco, quem salvará a ISS de uma órbita descontrolada e cair nos Estados Unidos ou na Europa?", contestou o diretor. "Há também a possibilidade de uma estrutura de 500 toneladas cair sobre a Índia e a China. Você quer ameaçá-los com tal perspectiva? A ISS não sobrevoa a Rússia, portanto todos os riscos são seus. Você está pronto para eles?", indagou Rogozin. 

+ Sanções americanas afetam estação espacial, diz chefe da agência russa

---------------

15h10 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos cidadãos ucranianos que doem sangue. As doações serão direcionadas ao tratamento dos feridos no conflito com os russos. Zelensky ainda afirmou que "as Forças Armadas estão travando duras batalhas para repelir os ataques do exército russo em todo o país", e pediu à imprensa ucraniana que informe o público "sobre o sucesso das Forças Armadas e as perdas do inimigo".

+ Presidente da Ucrânia pede que cidadãos doem sangue

---------------

15h00 - A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, anunciou, nesta 6ª feira (25.fev), que a instituição "vai tomar qualquer atitude necessária para garantir a estabilidade de preços e financeira na zona do euro". Segundo Lagarde, as sanções econômicas definidas pela União Europeia e governos europeus serão implementadas "decisivamente" e "rigorosamente" pelo BCE e bancos nacionais da Europa.

+ Guerra da Ucrânia: Rússia e UE falam sobre sanções econômicas

---------------

14h50 - Antes de serem bombardeaos por um navio de guerra da Rússia, soldados ucranianos se recusaram a entregar a Ilha de Cobra, localizada no Mar Negro na quinta-feira (24.fev). "Vão se ***", disseram os combatentes da Ucrânia para um oficial a bordo da marinha russa. 

+ Soldados ucranianos xingam russos antes de serem bombardeados

---------------

13h04 - O presidente da Rússia, Vladmir Putin pediu aos soldados da Ucrânia que deponham as armas e descreve que o governo do presidente Volodymyr Zelensky como 'um bando de viciados em drogas e neonazistas'. O comentário feito ao seu Conselho de Segurança foi transmitido por uma emissora estatal russa. Putin pediu para os militares ucranianos que 'tome o poder em suas próprias mãos'. 

---------------

11h55 - A Casa Branca anunciou uma reunião de cúpula de emergência da OTAN sobre a crise na Ucrânia, nesta 6ªfeira.

---------------

11h45 - O presidente da França, Emannuel Macron disse em Paris, que pretende impor suas próprias sanções contra Moscou, seguindo as da União Europeia. 

"A União Europeia decidiu dar um forte golpe que afeta indivíduos e setores da economia. As sanções da UE serão complementadas por medidas governamentais"

--------------------

10h50 - De acordo com o jornal The New York Times, o ministro das Relações Exterioes da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou nas redes sociais as forças da Rússia de atacar um jardim de infância e um orfanato. Ele destacou a ação como 'crimes de guerra e violações do Estatuto de Roma', que foi estabelecido pelo Tribunal Penal Internacional. Ele também disse que as autoridades da Ucrânia enviaram provas dos ataques para Haia e ressaltou: "A responsabilidade é inevitável".

---------------------------------

10h49 - A agência russa TASS, citando a agência Unian, informa que várias explosões foram ouvidas na região de Kiev. Representantes da LPR afirmaram ter registrado 33 ataques dos militares da Ucrânia em 10 assentamentos.

---------------------------------

10h45 - Segundo o jornal Moskovsky Komsomolets, um apartamento foi incendiado após um foguete atingir a região. Moradores foram evacuados da edificação. Representantes da milícia popular da RPD disseram que um morador de Donestsk ficou gravente ferido após bombardeio das Forças Armadas da Ucrânia.

---------------------------------

10h30 - Imagens publicadas nas redes sociais mostram blindados da Rússia circulando pelas ruas de Kiev e atropelando um carro civil que estava sendo guiada por uma idosa. Populares têm dificuldade de remover a idosa do veículo destruído. Assista as imagens abaixo.

10h09 - O jornal norte-americano The New York Times informa que as tropas da Rússia já estão na capital ucraniana Kiev e Moscou pressiona para derrubar o governo da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse que a Rússia não vai negociar até que a Ucrânia parasse de lutar. Além disso, líderes da Ucrânia disseram aos moradores de Kiev para 'preparar coqueteis molotov' para defender a capital. 

---------------------------------

09h45 - A Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira o cancelamento (25) da disputa do GP da Rússia, que estava marcado para o dia 25 de novembro, em Sochi. A corrida foi cancelada em virtude da invasão russa à Ucrânia. A principal categoria do automobilismo não informou se haverá outra sede para receber o evento. Na nota oficial, a Fórmula 1 apontou que a competição visa "unir pessoas e nações". 

+ SBT SPORTS: Fórmula 1 anuncia cancelamento do GP da Rússia por invasão à Ucrânia

---------------------------------

09h28 -  O governo da Ucrânia publicou, na noite de 5ª feira (24.fev), uma ordem que proíbe temporatiamente todos os cidadãos do sexo masculino de 18 a 60 anos de idade de deixarem o país. A medida, conforme informado, tem como objetivo incentivar uma mobilização militar geral para combater as forças russas. "Em particular, é proibido que homens de 18 a 60 anos, cidadãos ucranianos, deixem as fronteiras da Ucrânia", disse o comunicado. "Este regulamento permanecerá em vigor durante o período do regime legal da lei marcial. Pedimos aos cidadãos que levem em consideração esta informação", informou o Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado.

+ Ucrânia proíbe homens de 18 a 60 anos de deixarem o país

---------------------------------

08h27 - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou, nesta 6ª feira (25.fev), que o país estará pronto para iniciar as negociações com a Ucrânia somente depois que as forças militares recuarem. Segundo ele, as exigências do presidente russo, Vladimir Putin, também precisam ser acatadas pelo governo.

Em resposta aos ataques, Lavrov afirmou que o exército russo não está atacando civis ou bases militares durante momentos vulneráveis | Flickr
Em resposta aos ataques, Lavrov afirmou que o exército russo não está atacando civis ou bases militares durante momentos vulneráveis | Flickr


+ Rússia estará pronta para negociação após Ucrânia recuar, diz ministro

---------------------------------

07h42 - O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou, nesta 6ª feira (25.fev), o envio de 1,2 bilhão de euros para a Ucrânia. A medida, conforme o político, tem como objetivo auxiliar o governo nos combates militares contra a Rússia, que continua avançando com as tropas pelo território ucraniano.

+ Macron anuncia ajuda de 1,2 bilhão de euros para Ucrânia

---------------------------------

07h21 - Durante novo pronunciamento, António Guterres, líder das Nações Unidas, voltou a fazer um apelo para que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pare com os ataques ao país vizinho. Em meio ao pedido pelo retorno das tropas à Rússia, Guterres reforçou que é de conhecimento geral de uma guerra.

+ Secretário-geral da ONU volta a pedir pelo fim de ataques à Ucrânia

---------------------------------

07h11 - Por volta das 11h15 da manhã de 6ª feira (25.fev) - 6h15 no horário de Brasília - sirenes soaram em Kiev, capital da Ucrânia, anunciando um possível ataque aéreo na região. De acordo com o correspondente do SBT, Sérgio Utsch, as sirenes soaram de forma mais intensa. "Um som aterrorizante e a gente tem que ficar bastante atento ao que está acontecendo porque é um alerta para que as pessoas se protejam nesse momento. Um momento tenso aqui na capital", relatou.  


+ Sirenes soam em Kiev; russos estão a 2 km da capital ucraniana

---------------------------------

06h34 - Soldados ucranianos explodiram, na manhã desta 6ª feira (25.fev), uma ponte que liga diferentes regiões à cidade de Kiev, capital do país, para tentar atrasar a ofensiva do exército da Rússia. A ação ocorreu depois que as autoridades do município acionaram sirenes alertando para ataques iminentes.

Kiev agora. Além da sirene, barulho das explosões parece estar mais próximo. pic.twitter.com/aw81bnh9iz

? Sérgio Utsch (@utsch) February 25, 2022

+ Ucrânia explode ponte em Kiev para atrasar chegada de exército russo

---------------------------------

05h13 - UA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, na madrugada desta 6ª feira (25.fev), o pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia. A medida, que é composta por cinco segmentos, foi previamente informada na tarde de ontem após o exército russo iniciar diversos ataques militares contra o leste da Ucrânia.

+ UE anuncia sanções rígidas contra Rússia após ofensiva na Ucrânia

---------------------------------

04h35 - Em pronunciamento na madrugada desta 6ª feira (25.fev), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as tropas militares da Rússia continuam atacando o país e que os soldados locais prosseguem enfrentando a ameaça sozinhos. Segundo o líder, "as forças mais poderosas do mundo estão assistindo o combate de longe" e "apenas a imposição de sanções contra o governo russo não é suficiente para deter o ataque".

+ "Sanções não são suficiente para deter ataque", diz Zelensky

---------------------------------

00h34 - Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia na madrugada de 5ª feira (24.fev), os pré-candidatos à Presidência da República usaram suas redes sociais para se manifestar sobre o conflito armado no leste europeu.

+ Presidenciáveis se manifestam sobre a guerra na Ucrânia

---------------------------------

00h18 - O ministro do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, disse que explosões ouvidas em Kiev nesta 6ª feira (25.fev) foram ataques da Força Aérea nacional contra aviões ou drones russos. A afirmação foi feita em uma publicação no Facebook, na qual a autoridade ucraniana incluiu um vídeo mostrando o momento em que um avião russo em chamas cai do céu como uma enorme bola de fogo.

+ Vídeo: Força Aérea da Ucrânia derruba avião russo em Kiev

-------------------


TUDO SOBRE A GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

+ Fuga da Ucrânia: Brasileiro conta como foi sair de Kiev durante invasão
+ Principais bolsas fecham em baixa com conflito entre Rússia e Ucrânia
+ SBT SPORTS: Pelé lamenta invasão russa: "Envio minha solidariedade ao povo da Ucrânia"
+ Bolsonaro rebate fala de Mourão sobre Ucrânia: "Falando algo que não deve"
+ SBT BRASIL: Ucranianos vivem caos em Kiev após início da guerra contra a Rússia
+ Bolsas em queda e dólar em alta: veja reação do mercado à guerra na Rússia
+ Imagens de vítimas viram símbolo da guerra na Ucrânia
+ Bolsonaro fala sobre brasileiros na Ucrânia, mas não menciona Rússia
+ Itamaraty diz que não consegue resgatar brasileiros na Ucrânia
+ Biden: G7 está alinhado para aplicar maior sanção da história à Rússia
+ Talibã pede que Rússia e Ucrânia resolvam crise através do diálogo

+ Agência nuclear da Ucrânia relata aumento dos níveis de radiação de Chernobyl
Moradores de Kiev correram para deixar a capital da Ucrânia
Bolsas apresentam forte queda após Rússia atacar Ucrânia
Ucrânia sofre nova onda de bombardeios
Da KGB à presidência: entenda a trajetória de Vladimir Putin ao poder
Ao menos 7 aeronaves militares da Rússia foram abatidas na Ucrânia
Otan diz que Rússia está usando força para tentar reescrever história
Lula diz lamentar invasão russa na Ucrânia
"Objetivo é destruir o estado ucraniano", diz embaixada
Comissão da Câmara repudia ataques à Ucrânia
Bombardeios deixam dezenas de mortos, diz imprensa ucraniana
+ Ucrânia: ministro da Defesa reforça aprovação do porte de arma à civis
+ Unicef alerta que ataque à Ucrânia representa ameaça a crianças
+ Sanções econômicas não devem gerar impacto imediato na guerra
+ Itamaraty sobre ataque russo: "Brasil apela à suspensão das hostilidades"
+ Mourão critica ataque russo e defende uso da força pra defender Ucrânia
+ Invasão à Ucrânia terá consequências severas, dizem líderes europeus
+ Avião militar da Ucrânia cai com 14 pessoas a bordo
+ Lituânia declara estado de emergência após Rússia invadir Ucrânia
+ Ucrânia impõe lei marcial e continua tentando negociações com Rússia

+ "Putin lançou invasão em grande escala", diz ministro da Ucrânia
+ Putin anuncia "operação militar especial" no leste da Ucrânia
+ "Não permitiremos que Putin destrua a Europa", diz Comissão Europeia
+ Espaço aéreo da Ucrânia permanece isolado durante ataque russo
+ "Cortamos relações diplomáticas com a Rússia", diz presidente da Ucrânia
+ Secretário-geral da ONU pede que Putin envie tropas de volta à Rússia
+ Biden: "Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará"
+ MAPA MUNDI: Direto de Kiev após início da guerra com Moscou
+ VIDEO: Correspondente do SBT traz as últimas informações sobre a invasão russa
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade