UE formaliza pacote de sanções com embargo a petróleo russo
Até o final do ano, União Europeia pretende bloquear 90% das exportações de petróleo da Rússia
Giovanna Colossi
A União Europeia aprovou formalmente nesta 6ªfeira (3.jun) um embargo ao petróleo russo, além de sanções contra grandes bancos e emissoras do país. É o sexto pacote de sanções contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia.
Segundo o Conselho da União Europeia o petróleo bruto russo será eliminado em seis meses e outros produtos petrolíferos refinados em oito meses."Uma exceção temporária está prevista" para países sem litoral ? como Hungria, República Tcheca e Eslováquia ? que "sofrem de uma dependência específica de suprimentos russos e não têm opções alternativas viáveis".
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
A Bulgária e a Croácia também receberão "derrogações temporárias" para certos tipos de petróleo. Os líderes da UE dizem que a medida significa que cerca de 90% das exportações de petróleo da Rússia para a Europa serão bloqueadas até o final do ano. A União Europeia importa cerca de 25% do seu petróleo da Rússia.
O maior banco da Rússia, o Sberbank, mais o Credit Bank of Moscow, o Russian Agriculture Bank e o Banco Bielorrusso para Desenvolvimento e Reconstrução também foram impedidos de usar o sistema SWIFT para transferências bancárias internacionais.
As emissoras Rossiya RTR/RTR Planeta, Rossiya 24 / Russia 24 e TV Center International foram acusadas de estarem sendo usadas por Moscou "para manipular informações e promover desinformação sobre a invasão da Ucrânia".
* Com informações da Associated Press