Itamaraty diz que 80 brasileiros conseguiram sair da Ucrânia
Ainda segundo a pasta, outros 100 permanecem no país

SBT News
O Ministério da Relações Exteriores informou que, até este domingo (27.fev), cerca de 80 brasileiros haviam conseguido deixar a Ucrânia desde o início da guerra. Pelos registros do Itamaraty, outros 100 ainda estão no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, a pasta diz que os brasileiros foram para países fronteiriços, sobretudo Polônia e Romênia. Ainda segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Kiev tenta contato com os brasileiros que estão no país para consultar a situação e avaliar uma possível retirada.
No sábado (26.fev), a embaixada solicitou que quem quisesse sair da Ucrânia aguardasse em abrigos temporários próximos aos pontos de fronteira. Isso porque há relatos de tumultos e longas filas nos postos. Em alguns deles, o tempo de espera para deixar o país chega a 70 horas.
De acordo com o ministério, antes da guerra a comunidade brasileira na Ucrânia era estimada em 500 pessoas.
Confira a íntegra da nota:
"Com base em Plano de Contingência atualizado em janeiro de 2022, a Embaixada do Brasil em Kiev está prestando assistência consular a todos os nacionais brasileiros que ainda estejam no país.
Até o momento, cerca de 80 brasileiros lograram sair da Ucrânia e ir para países fronteiriços, sobretudo Polônia e Romênia, com o apoio da embaixada brasileira. O citado Plano prevê a possibilidade de resgate quando as condições permitirem. Nos primeiros dias, ante a falta de condições de segurança, estamos implementando a evacuação segura e ordenada.
Ainda constam cerca de 100 brasileiros, registrados na lista da embaixada brasileira em Kiev, que permanecem em solo ucraniano. A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.
O GT - Brasileiros na Ucrânia e a Embaixada em Kiev seguem buscando localizar e contatar brasileiros ainda na Ucrânia, com o apoio da Embaixada em Varsóvia, com vistas a verificar a situação pessoal de todos, condições de segurança nos locais onde estão abrigados e possibilidade de eventual evacuação.
Há funcionários da embaixada brasileira em Chernivtsi, perto da fronteira ucraniana com a Romênia. Diplomata da embaixada do Brasil na Romênia também se deslocou para a fronteira para auxiliar o traslado, em ônibus providenciado pela Embaixada, de brasileiros para a capital Bucareste."