Lula participa de evento de promoção de oficiais-generais e quer reforçar pacificação com Forças Armadas
Evento ocorreu no Clube da Aeronáutica com a presença do ministro José Múcio Monteiro e comandantes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta 3ª feira (19.dez), da cerimônia de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas. A presença de Lula é vista como um gesto de aproximação com a caserna.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo, 45 militares foram promovidos na Marinha, Exército e Aeronáutica. Entre os promovidos, duas mulheres: a major-brigadeiro Carla Lyrio Martins e a brigadeiro Ericka Rabello Galhardi.
Lula foi recebido pelos comandantes das três forças: tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, almirante Marcos Olsen e o general Tomás Paiva. Não foi o primeiro aceno de Lula aos militares neste ano.
A pedido do ministro da Defesa, José Múcio, ao longo de 2023, o presidente da República fez vários gestos para pacificar a relação com os militares depois de 8 de janeiro, quando Lula decidiu demitir o comandante do Exército menos de 10 dias após o início de seu terceiro mandato.
Na cerimônia de promoção dos oficiais, Lula não discursou e, diferentemente, do que ocorreu com os militares que participaram do ato acompanhado das esposas, o presidente foi sozinho sem a companhia da primeira-dama. O presidente ficou para o almoço e permaneceu em um espaço reservado com militares por quase 2 horas.
Pela primeira vez, ministros de outras pastas, além da Defesa, participaram da cerimônia, entre eles, Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação do Planalto, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania. Durante o almoço, Lula assistiu a um vídeo com as ações das três forças no primeiro ano do governo Lula 3.