Governo diz que "incidente" no Sistema Eletrônico de Informações foi resolvido: "Funcionando normalmente"
Na última quarta (24), plataforma de gestão de documentos e processos eletrônicos do Executivo ficou fora do ar; PF apura o caso e não descarta ataque hacker
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) afirmou, nesta segunda-feira (29), que os serviços do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgãos "já estão funcionando normalmente". Desde a última quarta (24), a plataforma de gestão de documentos e processos eletrônicos apresentava o que a pasta chamou de "incidente". A Polícia Federal (PF) investiga o caso e não descarta ataque hacker.
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O MGI ainda "reforça", em nota, que o "SEI manteve sua arquitetura íntegra, não tendo sido afetada". "Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br", informou o governo na semana passada.
Qual a importância do SEI?
O sistema é uma ferramenta que simplifica a gestão documental para órgãos e entidades de todo o país.
Por exemplo: quando formado em uma universidade pública, o aluno, orientador e banca avaliadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) atestam via SEI ao Ministério da Educação de que estudante está apto a receber o título da graduação (ou qualquer outro nível de formação acadêmica). O sistema também serve para o gestor de algum serviço público confirmar, para instâncias superiores, recebimento de material e ciência de repasses, entre outras atividades.
Todo esse processo, que poderia durar dias ou ser muito trabalhoso/burocrático, é simplificado via SEI — que é assinado digitalmente com a possibilidade de checagem da veracidade. Assim, os processos passam a ser acessíveis de qualquer computador, a qualquer momento.
Logo, mesmo que, no dia a dia, o cidadão não use o SEI, o sistema é importante para o andamento da máquina pública.