Em Brasília, Lula fará pronunciamento de Natal em defesa da União
Presidente deve abordar proximidade de famílias, ataques do 8/1 e balanço do governo; declaração será feita em rede nacional, de rádio e TV, a partir das 20h30
Lis Cappi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará o Natal em Brasília. Sem compromissos oficiais até este domingo (24.dez), a previsão para o dia está em torno do pronunciamento de Natal, que será feito pelo chefe do Executivo às 20h30 em rede nacional, de rádio e televisão.
Com base nas últimas campanhas do governo, a expectativa é de que o novo comunicado oficial apresente um balanço do Executivo ao longo do ano. Com uma mensagem de união, e que lembre os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.
O tema voltou à pauta nos últimos dias, após anúncio de que haverá uma ação no Congresso Nacional em defesa da democracia um ano após os atos. O evento será no próximo dia 8, no Salão Negro do parlamento - o mesmo que foi palco da invasão golpista há doze meses.
+ Como será o ato para lembrar um ano do 8 de janeiro
O evento, encabeçado pelo Planalto, está sendo pensado para reforçar a união dos Três Poderes, em uma demonstração pública de pacto contra os ataques à democracia.
Ações ligadas à união e reconstrução do país estão presentes desde as primeiras campanhas do terceiro governo Lula, como nas peças de 100 dias do governo e do Sete de Setembro. Neste mês, o governo também iniciou uma ação intitulada “O Brasil é um só povo”, com peças que afastam a polarização.
No último 22 de dezembro, o presidente também compartilhou mensagem afirmando que o ano de 2023 foi para “arrumar a casa”, e que o foco do próximo ano será o de intensificar trabalhos para que a vida das pessoas melhore.
“2023 foi ano de recuperar o Brasil. De arar a terra, arrumar a casa. Daqui para frente, tudo que a gente sonhar vai brotar. Em 2024, vamos trabalhar mais e ainda mais rápido para fazer a vida das pessoas melhorar. Boa noite e um bom fim de semana”, diz a publicação compartilhada em seu perfil no X, antigo Twitter.