Publicidade
Governo

CadÚnico: governo quer revisar dados de 7 milhões de famílias em 2024

Busca por inconsistências inclui beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família

Imagem da noticia CadÚnico: governo quer revisar dados de 7 milhões de famílias em 2024
Pessoa segura cartão do Programa Bolsa Família (Roberta Aline/MDS)
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social informou que cerca de 7 milhões de famílias foram incluídas nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral do Cadastro Único (CadÚnico) de 2024 e, portanto, devem atualizar seus dados neste ano.

+ Governo libera calendário do Bolsa Família de fevereiro; confira datas

O número inclui beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família. A maior parte destas famílias devem atualizar seus dados no CadÚnico porque está com os registros sem atualização há mais de 24 meses.

Segundo o ministério, a Averiguação Cadastral verifica algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício ou de composição familiar.

"Uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da sua situação".

As cerca de 7 milhões de famílias incluídas nessa ação de qualificação cadastral devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a gestão municipal do CadÚnico para atualizar seus dados. Algumas precisarão que a atualização seja realizada em casa.

O ministério explica que, desde 11 de janeiro de 2024, os municípios já têm acesso às listagens de famílias ou à consulta aos dados por meio do Portal de Gestão do Cadastro Único e devem seguir o cronograma de atualização disponível em uma Instrução Normativa Conjunta Sagicad/Senarc/SNAS/MDS.

+ Caixa libera última parcela do Bolsa Família de janeiro; veja quem recebe

Conforme a pasta, "as ações de qualificação precisam ser contínuas, para garantir que o Cadastro Único reflita a realidade das famílias e, com isso, contribuir para que os mais de 30 programas sociais que utilizam o Cadastro Único cheguem a quem precisa".

A revisão cadastral do Bolsa Família levou à exclusão de 1,73 milhão de famílias "unipessoais" em 2023.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade