"Houve progresso significativo" no acordo Mercosul-UE, diz Itamaraty
Ministério não sabe, porém, se negociações serão concluídas até cúpula da próxima semana
O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Maurício Lyrio, afirmou nesta 5ª feira (30.nov) que houve avanço significativo, neste semestre, nas negociações para o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), mas que ainda não sabe se elas serão concluídas até a cúpula do bloco sul-americano que ocorrerá de 5 a 7 de dezembro no Rio. As declarações foram dadas em coletiva de imprensa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É um acordo complexo, para dizer o mínimo e, naturalmente, é um equilíbrio entre vários parceiros. Em relação a isso, nós temos ainda que negociar alguns pontos. O acordo não está concluído. O acordo, eu diria, está bem avançado. Houve progresso significativo em relação a diferenças que nós tínhamos no início das negociações agora neste semestre, ou seja, avançamos muito. Eu diria que foi um trabalho que nos faz aproximar da conclusão das negociações, mas ainda falta negociar alguns pontos", falou o embaixador.
"Daí a necessidade ainda de um trabalho intenso para se buscar o acordo até a cúpula, que é dia 7".
Ainda de acordo com ele, não há muitas diferenças para serem acertadas e elas são conciliáveis. Ele ressaltou que foi um trabalho "muito intenso" nos últimos meses em termos de negociação do acordo.
"Eu diria que nós, do Mercosul, estivemos reunidos a partir talvez de final de setembro e outubro com uma frequência praticamente semanal, em algumas semanas diária, com os parceiros europeus. Foram feitos muitos avanços, e continuamos a negociar. Não sabemos ainda se as negociações serão concluídas até a cúpula, mas o que eu posso dizer é que no mínimo teremos grandes nesse processo de negociação".
Na semana que vem, haverá uma nova rodada, às vésperas da cúpula, presencial, com os negociadores europeus e do Mercosul.
Acordo Mercosul-Singapura
Maurício Lyrio disse que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e Singapura deverá ser assinado. Segundo ele, é o primeiro acordo extrarregional do Mercosul em 12 anos e o primeiro com um país asiático.