Publicidade
Governo

Lula concede honraria da Ordem Rio Branco a Moraes, Janja e ministros

Os homenageados receberam a Grã Cruz, condecoração mais alta da Ordem Rio Branco concedida pelo presidente para "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas"

Imagem da noticia Lula concede honraria da Ordem Rio Branco a Moraes, Janja e ministros
Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu a mais alta honraria da Ordem Rio Branco a uma série de autoridades nesta 3ª feira (21.nov). Entre os homenageados estão a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin, além da ministra aposentada da corte Rosa Weber.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os homenageados receberam a Grã Cruz, a mais alta honraria da Ordem Rio Branco concedida pelo governo brasileiro para "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas", com o objetivo de incentivar "práticas de ações e feitos dignos de honrosa menção". 

Uma série de pessoas também recebeu a mesma medalha, como a segunda-dama, Lu Alckmin, os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a presidente do Banco Brasil, Taciana Medeiros, e o ativista indígena Cacique Raoni. Militares e diplomatas envolvidos no resgate dos brasileiros repatriados da Faixa de Gaza também receberam a honraria máxima da Ordem Rio Branco.

Lula também concedeu homenagem póstuma às cantoras Elza Soares, Gal Costa, Rita Lee, ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dominic Phillips. Os dois últimos foram mortos por garimpeiros em junho de 2022 durante viagem pelo Vale do Javari, no estado do Amazonas. 

Outras honrarias

Uma série de parlamentares também recebeu a honraria no o grau de Grande Oficial. Aliados do governo e integrantes do Centrão receberam as medalhas. Entre eles estão os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Eliziane Gama (PSD-MA), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP); e deputados federais como José Guimarães (PT-CE), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Augusto Coutinho (Republicanos-PE), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Dandara (PT-MG) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

O assessor e fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert, recebeu a honraria grau de comendador, ao lado de nomes como a jogadora Marta e a cantora Fafá de Belém. 

Leia também: 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade