Em live com Janja, Anielle Franco faz balanço de ações do Ministério da Igualdade Racial
Ministra também apresentou ações do mês da Consciência Negra na live "Papo de Respeito", comandado pela primeira-dama
Gabriella Furquim
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, promoveu, na noite desta 2ª feira (13.nov), uma live no Instagram com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Na conversa, Anielle fez um balanço das ações da pasta e apresentou ações do mês da Consciência Negra, comemorado em novembro. Também participou da live o engenheiro civil, professor e criador de conteúdo Levi Kaique Ferreira.
+ Leia mais notícias do SBT News
Anielle destacou a destinação de R$1.994.300,00 para implementação de 259 bolsas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica para Ações Afirmativas (PIBIC-AF). As bolsas são destinadas aos alunos negros, tem o valor de R$700,00 e duração de 11 meses. A ministra apontou que a iniciativa incentiva a permanência dos estudantes nas universidades.
Na conversa, Anielle afirmou que trabalha para implementar políticas para comunidades quilombolas. "É um tema que o presidente Lula sempre me cobra, sempre me pergunta", afirmou a ministra. A ministra também destacou ações de atendimento psicossocial para mães vítimas da violência e falou da elaboração de um projeto de comunicação antiracista.
No mês de novembro, o ministério mapeou cerca de 230 ações que vão ser realizadas por todo o território brasileiro durante o Mês da Consciência Negra e as reuniu em um mapa virtual. As atividades são promovidas por entidades da sociedade civil e por órgãos ligados ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). São rodas de conversas, palestras, marchas, encontros, lançamentos e desfiles, O levantamento pode ser conferido no site da pasta.
Comandada pela primeira-dama, a live "Papo de Respeito" contou com outras edições. Em setembro, a conversa foi com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em março, a cantora Xuxa participou da live ao lado da ministra da Mulher, Cida Gonçalves.