Desmatamento na Amazônia cai 22,3% em 2023
Monitoramento do Inpe indica menor impacto de áreas desmatadas desde 2019; período vai de agosto a julho
A taxa de desmatamento reduziu 22,3% na Amazônia no ano de 2023. O anúncio do governo, feito nesta 5ª feira (9.nov), aponta que foram 9.001 km² entre agosto do ano passado e julho deste ano. O valor é o menor para o período desde 2019.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A análise é feita pelo sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). São utilizadas imagens de satélites em uma distância de 10 a 30 metros.
De acordo com o governo, a redução de áreas desmatadas é resultado de maiores ações de controle na região. No período, houve aumento de autos de infração aplicados pelo Ibama, em 104%, além do aumento em 61% no aumento de apreensões, 31% de embargos e 41% na destruição de equipamentos.
O período de análise conta ainda com cinco meses do ano anterior, que estavam sob gestão do governo Bolsonaro - agosto a dezembro.
Ao longo do mandato, o ex-presidente foi apontado como uma das gestões com maior índice desmatamento: os quatro anos se encerraram em alta de 60% no desmate da amazônia, de acordo com monitoramento do Observatório do Clima com base em dados do Inpe.
Se analisado apenas os meses de janeiro a julho, de acordo com o Deter - que faz outro tipo de monitoramento do Inpe - a redução na taxa de desmatamento indicada é de 42%.