Publicidade
Governo

Governo negocia com o Egito operação para saída de brasileiros de Gaza

País faz fronteira com região dominada pelo Hamas

Imagem da noticia Governo negocia com o Egito operação para saída de brasileiros de Gaza
Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O governo federal está em negociação com representantes do Egito para tratar da saída dos brasileiros que estão na faixa de Gaza, através de uma operação de transporte que percorrerá a área de fronteira entre o território palestino e o país.

+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A iniciativa faz parte da operação de repatriação de brasileiros que estão nos territórios onde ocorrem os conflitos armados entre Israel e o Hamas. Nesta 4ª feira (11.out), 211 pessoas chegaram ao Brasil, após deixarem Tel Aviv. Mais de 2.500 esperam retornar, nos próximos dias, e deixar para trás a zona de guerra.

"Acabo de falar por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, a quem pedi que nos apoiasse, nos ajudasse de modo a facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo", disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O governo egípcio controla o trânsito em uma faixa de onze quilômetros de extensão na fronteira com Gaza, por onde deverão passar os ônibus alugados pelo Brasil para transportar as 25 pessoas de cidadania brasileira que estão na zona dominada pelo Hamas. A saída pelo Egito é a única forma de evacuar os brasileiros na região, já que uma solução diplomática com os extremistas é praticamente impossível.

Caso a ação seja autorizada, após a chegada dos brasileiros ao Egito, o governo realizará o transporte aéreo dos repatriados de volta ao Brasil, em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade