Ministro de Minas e Energia descarta necessidade de retomar horário de verão
Alexandre Silveira afirmou que reservatórios das hidrelétricas estão na melhor condição dos últimos anos
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na 4ª feira (27.set), não haver sinais de que será necessário retomar o horário de verão em 2023. Segundo ele, o setor elétrico registra um alto nível de suprimento, uma vez que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão na melhor condição de armazenamento dos últimos anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O país tem tranquilidade na geração de energia. O grande desafio é o equilíbrio constante entre a contratação de energia mais barata, para dar modicidade tarifária para o consumidor, e a garantia do suprimento", disse Silveira.
Instaurado em 1931, o horário de verão tem como funcionalidade adiantar os relógios uma hora durante os meses da primavera e do verão para economizar energia. A iniciativa foi extinta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alegou que o pico de consumo energético é por volta das 15h, e não às 18h, o que tornaria a medida irrelevante.
+ Prévia da inflação fecha setembro em 0,35%, diz IBGE
Com o início da primavera, comerciantes voltaram a pedir o retorno do horário de verão no Brasil. O líder de conteúdo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Eduardo Camargo, por exemplo, argumentou que há uma alta de 10% a 15% no faturamento com as horas a mais de sol, já que o movimento nas ruas aumenta.