Governo anuncia envio de agentes para combater rebelião em presídio no AC
Motim aconteceu na manhã de 4ª feira (26.jul) e resultou na morte de ao menos cinco detentos
Camila Stucaluc
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) irá enviar, nesta 5ª feira (27.jul), uma equipe com 40 agentes de Força Tarefa para reforçar a segurança no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco (AC). O local foi alvo de uma rebelião na manhã de 4ª feira (26.jul), que resultou na morte de ao menos cinco detentos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O trabalho em conjunto é de suma importância para enfrentar de maneira eficiente os desafios que se apresentam em situações críticas como a atual. A Senappen reitera que permanecerá à disposição das autoridades estaduais, colocando à disposição toda a sua estrutura e recursos", disse o titular da Senappen, Rafael Velasco.
O envio dos agentes acontece após pedido do governador do Acre em exercício, Luiz Gonzaga. Além dos agentes, a Senappen já enviou ao presídio operadores de inteligência, bem como uma equipe de apoio. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o estado terá todo o apoio necessário para conter a situação.
+ Prefeitura decide sacrificar capivaras com maculosa no interior de SP
No estado, um Gabinete de Crise também foi instalado para apresentar medidas e respostas rápidas ao cenário na penitenciária. Ao todo, calcula-se que 13 detentos participaram da rebelião. Um policial foi feito refém dos presos, que tentaram fugir, enquanto outro agente foi ferido por um tiro de raspão na região ocular. Ele já passou por procedimento médico e passa bem.