Fundo Amazônia define focos de trabalho até 2025 com ações contra desmatamento
Programa estabelece áreas de investimento e apoio, voltado para desenvolvimento e proteção ambiental
Lis Cappi
O Fundo Amazônia definiu as áreas de trabalho para atuação até julho de 2025. Em parceria com o BNDES, o programa estabelece metas para contribuir com o fim do desmatamento até 2030. O documento foi divulgado nesta 3ª feira (25.jul), após reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a proposta, o fundo vai apoiar ações necessárias contra as novas tendências do desmatamento, como a interiorização da prática em invasões de terras públicas, e contra o desmatamento em cadeias produtivas e o aumento da degradação florestal.
Na nova fase do programa os investimentos vão ser voltados em áreas econômicas, com ações para inclusão de agricultores familiares, indígenas e populações tradicionais, além de incentivo ao desenvolvimento de negócios.
Também serão implementadas medidas para aumentar florestas públicas e apoiar a atualização do cadastro de produtores rurais. Além de regularizar, junto a agricultores, o rastreio de produtos agropecuários e florestais.
O Fundo Amazônia foi suspenso durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e reativado pelo presidente Lula. Com gestão pelo BNDES, ele reúne recursos enviados por outros países para contribuição à preservação ambiental. Os principais mantenedores são a Alemanha e a Noruega.
Veja a íntegra do documento elaborado: