Em encontro com premiê australiano, Lula reforça prioridades na área ambiental
Presidente citou investimentos australianos na produção de hidrogênio verde no Ceará
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta 6ª feira (19.mai), com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. Na reunião, realizada em Hiroshima, no Japão, o petista afirmou que uma das prioridades do governo brasileiro é reforçar a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, citando os investimentos australianos na produção de hidrogênio verde no estado do Ceará.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além do meio ambiente, Lula comentou sobre a ampliação das relações Brasil - Austrália, sobretudo no setor de empregos. Ambos discutiram possíveis medidas para promover novas relações entre capital e trabalho, inclusive para evitar a precarização gerada pelas novas tecnologias e fortalecer os sindicatos nacionais. "Vamos trabalhar para cada vez mais aproximarmos nossos países", escreveu o petista, nas redes sociais.
Em Hiroshima, na primeira reunião bilateral de uma série de encontros que teremos no Japão. Conversei pela 1º vez com o primeiro-ministro da Austrália, @AlboMP. Desde 2018 não havia encontro entre nossos países. Falamos sobre a ampliação das relações Brasil - Austrália, a Copa do? pic.twitter.com/3Jq0pOS86f
? Lula (@LulaOficial) May 19, 2023
O encontro com Albanese é o primeiro de uma série de reuniões bilaterais que Lula terá em Hiroshima, durante a cúpula do G7, reunião de líderes dos sete países mais industrializados do mundo. O Brasil não era convidado ao evento desde 2009, no segundo mandato de Lula. Ainda hoje, o líder brasileiro se reúne com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. No sábado (20.mai), as reuniões serão com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e com o líder francês, Emmanuel Macron.
+ Ucrânia confirma viagem de Zelensky ao Japão para cúpula do G7
No domingo (21.mai), Lula e todos os chefes de delegação farão uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Os representantes irão deixar uma coroa de flores em homenagem às vítimas da bomba atômica que atingiu a cidade em 1945. Em seguida, ocorre a terceira e última reunião da cúpula do G7 com os países convidados, com o tema "Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero".