Na Espanha, Lula participa de encerramento de encontro com empresários
País é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil; assista
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta 3ª feira (25.abr), na Espanha. Entre os compromissos, ele participa do encerramento de um encontro de empresários no Fórum Brasil-Espanha.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No discurso, Lula disse que quer aprofundar ainda mais acooperação econômico-comercial entre os dois países. "Queremos atrair uma nova onda de investimentos espanhóis. O programa de investimentos em infraestrutura que lançarei em maio próximo trará oportunidades promissoras", afirmou.
Antes, Lula lembrou de como estava a economia brasileira quando a presidente Dilma Rouseff sofreu impeachment.
"Nós tínhamos uma dívida interna bruta de 60% do PIB. Entregamos com 37% do PIB. O Brasil tinha uma dívida com o FMI de 30 bilhões de dólares. Não só pagamos a dívida, como emprestamos 15 bilhões de dólares para o FMI e ainda deixamos 370 bilhões de dólares quando a presidenta Dilma saiu", declarou.
Lula também reforçou o papel do Brasil nas questões climáticas: "O Brasil voltará a desempenha um papel de liderança na agenda climática e na transição energética. Possuímos uma matriz energética invejável. Mais de 80% da nossa eletricidade provém de fontes renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, etanol e biomassa", disse o presidente.