Governo autoriza uso da Força Nacional na Terra Indígena Alto Rio Guamá
Militares irão atuar nas atividades de preservação da ordem pública e segurança do população
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará, em apoio à Secretaria-Geral da Presidência da República. A medida, assinada pelo líder da pasta, Flávio Dino, foi publicada no Diário Oficial desta 3ª feira (25.abr) e ficará em vigor por 90 dias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a portaria, os militares irão atuar nas atividades de preservação da ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio público. Eles cumprirão o planejamento definido pela diretoria da Força Nacional e terão apoio logístico da Fundação Nacional dos Povos Indígena (Funai), sob a coordenação da Polícia Federal.
A Terra Indígena Alto Rio Guamá está localizada entre as cidades de Garrafão do Norte, Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas. O local vem sendo alvo de constante de criminosos ambientais, já que, segundo a Funai, é uma das últimas áreas com floresta nativa de grande porte nas regiões Nordeste e Sudeste do Pará.
+ Indígenas acampam em Brasília; ministra pede agilidade na demarcação de terras
Em muitos casos, os indígenas enfrentam diretamente os madeireiros da região, colocando a segurança do local em xeque. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Ministério Público Federal exigiu que a prefeitura do Garrafão do Norte encerrasse o apoio dado a famílias não indígenas dentro do território Alto Rio Guamá.