Publicidade
Governo

No Brasil, Lula vai lidar com cobrança por Ministério do Turismo

Mudanças na Esplanada foram descartadas, segundo Alckmin, mas racha no União continua

Imagem da noticia No Brasil, Lula vai lidar com cobrança por Ministério do Turismo
Lula
• Atualizado em
Publicidade

De volta ao Brasil, após viagem à China - com passagem pelos Emirados Árabes - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lidar com o racha no União Brasil, que inclui a atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Indicada pelo partido para a Esplanada de Lula, Carneiro está entre os que pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar a sigla sem perda do mandato. Junto à Corte Eleitoral, o motivo apresentado foi a de "assédio" político pela direção nacional.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O União Brasil não se manifestou sobre o caso, e ainda não foi comunicado oficialmente pelo TSE. Mas nos bastidores, a cobrança é para que o governo coloque outro nome do partido para ocupar o lugar da ministra - mantendo o Turismo e outros dois ministérios junto ao União, que também indicou Juscelino Filho para a pasta das Comunicações e tem Waldez Goés como parte da cota, na Integração Nacional.

Além da ministra, no meio do racha, outros cinco deputados pediram desfiliação partidária sem perda do mandato: Chiquinho Brazão, Danielle Cunha, Rogério Júnior, Ricardo Martins David e Marcos Bezerra - todos do Rio de Janeiro. Na mesma semana, em uma sinalização ao governo, o União Brasil aderiu a um novo bloco parlamentar na Câmara dos Deputados, ao lado de partidos alinhados a Lula, como PSB e PDT. O grupo reúne nove siglas e é formado por 173 deputados.

O líder do União na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), disse que não vai comentar sobre a questão da ministra, por considerar se tratar de uma pauta nacional ao partido. 

A indicação do governo é manter Daniela Carneiro no Turismo, e não fazer mudanças na Esplanada. Na última semana, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que estava como interino durante as viagens de Lula, afirmou que não serão adotadas reformulações. Há ainda o fato de que Daniela é casada com um aliado do petista, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho - que também era do União Brasil e deixou o partido, aderindo ao Republicanos. No 2º turno das eleições, Waguinho e Daniela fizeram palanque para o petista no 2º turno das eleições. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade