Publicidade
Governo

Carlos Lupi quer negociar "Revisão da Vida Toda" com o STF

Ministro da Previdência Social também afirmou que fila da previdência com 1,7 milhão é "herança maldita"

Imagem da noticia Carlos Lupi quer negociar "Revisão da Vida Toda" com o STF
Carlos Lupi
• Atualizado em
Publicidade

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, classificou como "herança maldita" a fila da previdência que a gestão anterior deixou, durante coletiva de imprensa desta 6ª feira (17.fev). Ele se reuniu com o presidente do sindicato Nacional dos Aposentados, João Inocentini, para discutir a demora do INSS para conceder benefícios e aposentadorias, a revisão da chamada "Revisão da Vida Toda", entre outros assuntos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o ministro, nesse momento são cerca de 1,7 milhão de cidadãos aguardando a resposta para a aposentadoria, desses, aproximadamente meio milhão esperam a realização da perícia. Ele estipulou como meta que, até o final do ano, o trabalhador seja atendido com um prazo de 45 dias, reduzindo as filas.

Questionado sobre a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitar a suspensão da revisão das aposentadorias, Lupi afirmou que em vez de esperar o governo federal cumprir uma sentença, ele prefere negociar com o Sindicato Nacional dos Aposentados o parcelamento das dívidas e encontrar uma proposta em comum com o beneficiário. "É mais inteligente e prudente fazer um acordo de ir pagando aos poucos do que protelar o pagamento ou esperar uma tragédia de uma pessoa não ter mais direito porque perdeu a vida de receber seu direito", defendeu.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aposentados, 67,5% das pessoas que recebem INSS e seus benefícios sobrevivem com o pagamento de um salário mínimo.

Lupi afirmou que vai começar a resolver os casos mais simples para desafogar a fila do INSS e que, desde já, o contribuinte pode retirar sua senha por meio da plataforma digital do órgão.

*Estagiário sob supervisão do SBT.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade