Lula desembarca em Washington nesta 5ª feira para encontro com Biden
Visita deve reforçar laços democráticos entre países
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, nesta 5ª feira (9.fev) para os Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o voo está programado para aterrissar às 16h10 na capital distrital, Washington, onde o chefe de Estado irá se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em comunicado, a Casa Branca afirmou que a visita de Lula irá reforçar o "apoio inabalável" do governo à democracia brasileira, sobretudo devido à invasão dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Em 2021, Biden enfrentou um cenário semelhante com o ataque ao Capitólio, também devido ao resultado das eleições.
"Durante o encontro, os dois presidentes discutirão o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo, especialmente na liderança", disse a secretária de Imprensa dos EUA, Karine Jean-Pierre.
+ "Não existe iniciativa para mudança na Lei do Banco Central", diz Padilha
Desde que assumiu a presidência, Lula já esteve com representantes de mais de 20 países e organizações mundiais. A viagem ao território norte-americano, por sua vez, é a terceira visita internacional do mandatário, que, em janeiro, esteve na Argentina e no Uruguai. Nos próximos meses, espera-se que o presidente também visite a China e o Portugal.