Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional do DF
Grupo de elite atua em Brasília desde os ataques do dia 8 de janeiro
SBT News
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, decretou mais 15 dias de uso da Força Nacional em Brasília. O emprego da força de elite foi decretado pela primeira vez no dia 7 de janeiro, véspera do ataque a sede dos Três Poderes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida está valendo desde a última 6ª feira (20.jan) e deve terminar no dia 4 de fevereiro. A portaria foi publicada nesta 2ª feira (23.jan), no Diário Oficial da União. O conteúdo do documento foi expedido pelo ministério e diz que a presença Força Nacional é para "auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília".
Ataques aos Poderes
Um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) -- inconformados com o resultados das eleições presidenciais e acusando o sistema eleitoral de fraudulento-- invadiram, quebraram e depredaram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e ainda do Supremo Tribunal Federal.
Hoje estão presos preventivamente 740 participantes dos atos criminosos, enquanto 335 vão responder em liberdade, com uso de tornozeleiras eletrônicas e outras medidas. Ao todo, cerca de 1,4 mil pessoas foram detidas por envolvimento nos atos.
O Senado Federal estimou um prejuízo de R$ 4 milhões de reais causados depredação do patrimonio, a Câmara dos Deputados aponta para R$ 3 milhões em danos causados durante a invasão no último dia 8.
* Estagiário sob supervisão de Camila Stucaluc