Na Argentina para participar da Celac, Lula se reunirá com Maduro
Presidente faz sua primeira viagem internacional desde que tomou posse; na 4ª, ele segue para o Uruguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está na Argentina fazendo sua primeira viagem internacional desde que assumiu o mandato, se encontrará, na tarde desta 2ª feira (23.jan), com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Lula e Maduro estão em Buenos Aires para a 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac. Eles devem se reunir no hotel onde o presidente brasileiro está hospedado.
Antes disso, Lula se encontrará com o presidente argentino, Alberto Fernández, na Casa Rosada. Eles devem assinar acordos de cooperação entre os dois países, em temas como segurança alimentar, reindustrialização, integração energética e tecnologia nuclear. Os mandatários também vão discutir a parceria sul-americana, com o Mercosul e a Unasul.
"Argentina e Brasil estão firmemente comprometidos em construir uma América do Sul forte, democrática, estável e pacífica", diz um comunicado conjunto divulgado por Fernández e Lula.
Também há a expectativa de que o chefe do Executivo brasileiro se encontre com a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, fora da Casa Rosada. Outra reunião prevista para acontecer é a com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Com as reuniões com os presidentes de Argentina, Venezuela e Cuba -- Fernández, Maduro e Díaz-Canel -- Lula tenta retomar laços perdidos com esses países nos últimos quatro anos e fortalecer as relações com a América Latina.
À tarde, o presidente se encontra com empresários, também na sede da presidência argentina. Na noite desta 2ª, Lula acompanhará um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.
Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos
A Celac acontecerá durante a manhã e a tarde de 3ª feira (24.jan). Além das atividades previstas pela Cúpula, também ocorrerão reuniões bilaterais com países que solicitaram encontros com o presidente Lula. O Planalto ainda não divulgou quem são os representantes confirmados nesses encontros.
O Brasil voltou a integrar a Cúpula assim que Lula assumiu o mandato. A reincorporação foi confirmada pelo Itamaraty, no dia 5 de janeiro.
O país foi removido do grupo em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), pelo então ministro das Relações Exteriores, o chanceler Ernesto Araújo.
A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) é um bloco regional intergovernamental composto por todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Ela foi criada em fevereiro de 2010, para promover o diálogo político e a cooperação regional em um conjunto amplo de temas, entre os quais segurança alimentar e energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração.
Visita ao Uruguai
Na 4ª feira (25.jan), Lula viajará para o Uruguai, aonde vai se encontrar com o presidente do país, Luis Alberto Lacalle Pou. Ele também deve visitar José 'Pepe' Mujica, ex-presidente uruguaio. Mujica e o petista têm uma longa relação de amizade. O uruguaio o visitou quando ele estava preso, em Curitiba (PR), em junho de 2018, e participou de eventos da campanha de Lula durante a eleição de 2022. Ele também esteve presente na posse do mandatário brasileiro, em 1º de janeiro.
Leia também: