Publicidade
Brasil

Alfabetização no Brasil melhora, mas não alcança meta de 2024, diz Ministério da Educação

Resultados obtidos no ano passado superaram os de 2023, mas ficaram abaixo do esperado; MEC atribui o não cumprimento da meta às enchentes no Rio Grande do Sul

Imagem da noticia Alfabetização no Brasil melhora, mas não alcança meta de 2024, diz Ministério da Educação
MEC divulgou dados de alfabetização no Brasil em 2024 | Divulgação/Tony Winston/Agência Brasília
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta sexta-feira (11), que o Brasil não atingiu a meta de alfabetização de 2024. No ano passado, 59,2% das crianças do país sabiam ler e escrever. Apesar de superar o registrado em 2023, de 56%, o índice ficou abaixo da meta de 60%, prevista nos padrões de desempenho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Onze estados brasileiros atingiram a meta de alfabetização projetada para o ano passado. Entre eles estão Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Por outro lado, estados como Amazonas, Bahia, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram resultados piores do que os registrados em 2023.

+ MEC lança programa para ampliar educação financeira nas escolas

Para o governo, a meta nacional de 60% não foi alcançada muito por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio do ano passado. No estado, o índice de alfabetização caiu de 63,4%, em 2023, para 44,7% em 2024.

"Foi uma coisa muito atípica. Um período em que as crianças não tinham condições de ir para as salas de aula. Hoje, é uma preocupação restabelecer [essa situação] e voltar aos cenários anteriores", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Meta para 2030

Criado em 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa que pretende garantir que todas as crianças do país saibam ler e escrever na hora certa. Até agora, a iniciativa recebeu um investimento de R$ 1,4 bilhão para o custeio de ações em áreas como gestão e governança, formação, infraestrutura física e psicológica, reconhecimento de boas práticas e sistema de avaliação.

+ Ministério Público Federal pede suspensão do CNU 2025 por falhas em edital

O ministro afirmou que outros R$ 800 milhões devem ser investidos ainda em 2025. "Todos os estados brasileiros aderiram ao programa. Quase 100% dos municípios também. A educação precisa estar acima de qualquer questão política e partidária", afirmou o ministro.

A meta é que, em 2030, todos os estados e municípios brasileiros tenham pelo menos 80% das crianças alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade