Ana Moser assume Esporte e diz que governo quer "revolução" no setor
Ex-jogadora indicada para presidir pasta também disse que Lula pediu para desenvolver esporte amador
Bruna Yamaguti
A ex-jogadora de vôlei Ana Moser tomou posse, nesta 4ª feira (4.jan), como ministra do Esporte. Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o comando da pasta, ela afirmou que um dos pedidos do novo governo é para que se faça uma "revolução" no esporte, além de desenvolver atletas amadores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Essa é uma missão que recebo em nome de uma causa, que é garantir o direito de todos ao esporte. Esse foi o pedido do presidente [Lula]. Fazer uma revolução do esporte, uma revolução do esporte na educação, uma revolução do esporte na saúde [...], oferecer acesso ao esporte na vida de todos e de todas e também desenvolver o esporte amador", disse, em cerimônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O Ministério do Esporte foi extinto no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério da Cidadania. Ana Moser é a primeira mulher no comando da pasta, que voltou à ativa no terceiro mandato de Lula.
"A gente vai estar junto nesses 4 anos de mandato para buscar ouví-los da melhor forma possível e encaminhar as questões de todas as dimensões do esporte, que são muitas e diversas, e que a gente possa ter um espírito de muita conversa, contribuição e colaboração", ressaltou.
Segundo a ministra, o grande desafio sempre foi "sensibilizar as lideranças para entender realmente o potencial do esporte e defender que ele aconteça na vida das pessoas".
"Como no Brasil existe o esporte de alto rendimento muito maior do que esporte acessível à população, isso é retrato da extrema desigualdade presente na sociedade, e é isto que precisa ser tratado como prioridade", declarou.
Ana Moser é também presidente do Instituto Esporte & Educação (IEE), ONG criada em março de 2001, que desenvolve projetos de atendimento direto a
crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas. Além disso, também o instituto também tem foco na formação de professores e estagiários, e na sensibilização de políticas públicas e desenvolvimento de metodologia de esporte educacional.
Moser foi capitã da seleção brasileira de vôlei e conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, além de vice-campeã mundial em 1994 e tricampeã do Grand Prix. Em 2009 entrou para o Hall da Fama do voleibol.