Ao vivo: José Múcio Monteiro assume o ministério da Defesa
Histórico do político conservador pesou na escolha de Lula para a pasta
SBT News
O ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio, assume, nesta 2ª feira (2.jan), o Ministério da Defesa. No meio político, Múcio é conhecido pelo perfil mais conservador e pela facilidade de promover o diálogo, o que será fundamental para reconstruir as relações entre as Forças Armadas e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Biografia
Político pernambucano com longa experiência nos poderes Legislativo e Executivo. Foi vice-prefeito e prefeito da cidade de Rio Formoso no estado de Pernambuco entre 1975 e 1983. Também assumiu o cargo de Secretário de Estado das Comunicações, Transportes e Energia durante a gestão do Governador Roberto Magalhães (1983-1986).
Foi deputado federal por sete mandatos consecutivos (1991-2007). Foi Ministro das Relações Institucionais entre 2007 e 2009, durante o segundo mandato de Lula. Foi nomeado Ministro do TCU em 2009, permanecendo na corte de contas até 2020.
Apesar de ter sido ministro no segundo mandato de Lula, Múcio é considerado uma figura política neutra e com boas relações com a maioria dos atores. Nesse sentido, sua nomeação para o Ministério é percebida como um "meio termo" entre um militar e um político da esquerda.
Em seu primeiro discurso como ministro entrante, afirmou que o principal objetivo é "despolitizar" as Forças Armadas, hoje consideradas muito próximas do governo Bolsonaro. Ele também nomeou os novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica com base em critérios de tempo nas Forças Armadas.
* Biografia fornecida pelo gabinete de transição do governo Lula, elaborada por FSB