Bolsonaro diz que pode descartar ideia se STF "baixar um pouco a temperatura"
Presidente teria recebido sugestão para aumentar número de ministros da Corte
Guilherme Resck
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (9.out) que recebeu sugestão para aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente em 11, mas que talvez a descarte se a Corte "baixar um pouco a temperatura". A declaração foi dada na participação no podcast do canal Pilhado, do YouTube.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O que não falta para mim quando eu discuto com pessoas importantes da política sugestões. Essa sugestão já chegou para mim. Eu falo, todas a gente decide depois das eleições. O que eu tenho dito? Se eu for reeleito, e o Supremo baixar um pouco a temperatura, nós já temos duas pessoas garantidas lá, tem mais gente que é simpática à gente. Mas tem duas garantidas lá, que são pessoas que não dão voto com sangue nos olhos, tem mais duas vagas para o ano que vem. Talvez a gente descarte essa sugestão", pontuou Bolsonaro.
Ele relembrou ainda que, se não der para descartar, precisará conversar com o Senado a aprovação de nomes à Corte. "Você tem que conversar com as duas Casas a tramitação de uma proposta nesse sentido, e está na cara que muita gente do Supremo vai para dentro da Câmara e do Senado contrário, porque se você aumenta o número de ministros do Supremo, você pulveriza o poder deles. Eles passam a ter menos poderes", completou.
Ainda no podcast, o presidente criticou o STF, acusando a Corte de agir "com ativismo judicial" e dizendo que isso o impediria de governar mais quatro anos. Em outro momento, comentou sobre a composição do Congresso no próximo ano; de acordo com ele, com os parlamentares eleitos, em um eventual segundo governo seu, não terá "dificuldade para aprovar várias propostas de interesse do Brasil lá dentro".
Veja também: