Brasil receberá antiviral para conter varíola dos macacos, diz Queiroga
Medicamento será enviado por meio da Opas e primeiras doses serão destinadas aos casos mais graves
Camila Stucaluc
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta 2ª feira (1º.ago), que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat para reforçar o combate contra o surto de varíola dos macacos no país. Segundo ele, o medicamento será enviado por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar de não informar uma data para o envio e recebimento do antiviral, Queiroga ressaltou que as primeiras doses serão destinadas aos casos mais graves. Já em relação à vacina contra a doença, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que a primeira remessa deve ser entregue em setembro.
O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil ??. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento.
? Marcelo Queiroga ???? (@mqueiroga2) August 1, 2022
+ Distrito Federal registra óbito por raiva humana
Até domingo (31.jul), foram contabilizados 1,3 mil casos de varíola dos macacos no Brasil, com destaque para os estados de São Paulo (1.031 ocorrências) e Rio de Janeiro (142). Na última semana, o país registrou a primeira morte pela doença, o que resultou na primeira reunião para elaborar um plano de contingência contra o surto do vírus.