Ministro Queiroga assina regulamentação da telessaúde no país
Programa tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços à distância
Bruna Yamaguti
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga assinou, na manhã desta quinta-feira (2.jun), uma portaria que regulamenta a telessaúde no país. O programa faz parte da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, e tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde à distância, sobretudo os de atenção primária.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a pasta, o programa também tem a finalidade de reduzir filas e agilizar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). "A atenção primária foi a prioridade número um desse governo. O departamento de atenção primária à saúde era esquecido no fundo de corredor. [...] Esse é o principal nicho para uso da Telessaúde, que vai aproximar a atenção especializada da atenção primária, evitando deslocamentos que às vezes que são complexos em um país de dimensões continentais como o Brasil", ressaltou Queiroga.
"Vai fazer com que populações esquecidas, como as nossas populações indígenas que estão em aldeias distantes, graças à força do Ministério da Comunicação com o 5G, será possível chegarmos a cada um dos brasileiros", acrescentou o ministro.
A Saúde prevê que cerca de 10 milhões de usuários do SUS sejam beneficiados. A portaria que regulamenta a "Telessaúde no Brasil" estabelece normas e parâmetros para os atendimentos, seguindo diretrizes de órgãos de vigilância.