Publicidade
Governo

Tecnologia 5G deve chegar às capitais em agosto, diz Fábio Faria

Ministro das Comunicações também falou sobre premiação a fazendeiros que preservarem Amazônia

Imagem da noticia Tecnologia 5G deve chegar às capitais em agosto, diz Fábio Faria
Fábio Faria
• Atualizado em
Publicidade

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse nesta 5ª feira (26.mai) que o uso de novos satélites na Amazônia pode fazer com que os fazendeiros sejam "premiados" se preservarem a floresta. Sobre a tecnologia 5G, Faria afirmou que o prazo para a implantação do sistema nas capitais foi estendido em 30 dias, até agosto deste ano. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em um centro universitário de Sorocaba, no interior de São Paulo, máquinas são controladas à distância por simples celulares e os comandos tem reflexo na indústria, agricultura economia, entre outras áreas. No centro de ensino, o sistema já é utilizado e, são muitas as vantagens, inclusive na telemedicina. 

"O seu próprio relógio manda uma informação, coleta, você tem um aparelho que coloca no peito e o médico do outro lado pode escutar como está o seu pulmão, por exemplo, medir sua temperatura", conta o coordenador de tecnologia do instituto de pesquisa, Roberto Netto. 

A feira de tecnologia em São Paulo reúne diversas empresas que estão lançando diferentes ferramentas para facilitar a vida de quem mora em grandes cidades, quase todas as tecnologias irão ficar mais eficientes com o 5G. 

Fábio Faria esteve na feira e garantiu que até 2030 a tecnologia estará disponível em todas as cidades brasileiras. "A gente vai ter o 5G nas capitais agora este ano. A previsão era julho, vai ser agosto, estenderam por mais 30 dias, mas é entre julho e setembro, depende da quantidade das antenas em cada cidade, dependendo do número de habitantes", afirma o ministro. 

Fábio também comentou a parceria do Governo Federal com o bilionário Elon Musk para o lançamento de satélites de monitoramento na Amazônia: "a gente pode começar a premiar quem preserva. A gente vai ter mais ferramenta pra punir quem desmata e a gente vai ter ferramenta pra ver quem está preservando". 

Veja também: 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade