Bolsonaro assina MP que altera cálculo do piso mínimo do frete
Decisão acontece cerca de uma semana após o reajuste de 8,87% no preço do diesel nas refinarias
SBT News
O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou a medida provisória que altera a regra para o cálculo do piso mínimo do frete em relação ao preço dos combustíveis. Segundo o texto, publicado no Diário Oficial desta 3ª feira (17.mai), passa de 10% para 5% o percentual mínimo na oscilação no preço do diesel para a publicação de uma nova tabela com pisos mínimos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão acontece cerca de uma semana após o reajuste de 8,87% no preço do diesel nas refinarias. O aumento causou críticas tanto dos caminhoneiros quanto das empresas de transporte coletivo, uma vez que o insumo exerce forte pressão no custo da operação dos serviços.
No último fim de semana, por exemplo, o presidente da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, deputado federal Nereu Crispim (PSD-RS), responsabilizou Bolsonaro pelo aumento do preço dos combustíveis e classificou os reajustes divulgados pela Petrobras como "insustentáveis".
+ Bolsonaro e Petrobras: entenda as mudanças e como elas afetam as eleições
Apesar da insatisfação, o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace "Chorão", descartou uma greve no momento, uma vez que a "situação da categoria é muito frágil". Ao invés de influenciar os caminhoneiros a cruzarem os braços, ele pede atenção dos governantes para extinguir aumentos de preço dos combustíveis, além de fiscalizar e punir os "cartéis" existentes no setor.