Publicidade
Governo

Bolsonaro assina decreto para criação de novo documento de identidade

Carteira Nacional de Identidade Unificada terá validade de 10 anos

Imagem da noticia Bolsonaro assina decreto para criação de novo documento de identidade
Adequação pode ser feita até o dia 6 de março de 2023 | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

Anunciada pelo governo federal, a criação da carteira nacional de identidade unificada teve decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O novo documento vai utilizar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como forma única de identificação dos cidadãos e terá emissão gratuita. Os institutos de identificação poderão realizar a adequação até o dia 6 de março de 2023.

Com decreto previsto para entrar em vigor no dia 1º de março, a emissão dos documentos continuará sendo responsabilidade dos órgãos estaduais. Diante da solicitação do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil irão validar a identificação através do site oficial do governo federal.

Além da versão física, o novo documento poderá ser acessado também em formato digital e é considerado mais seguro por permitir validação eletrônica de autenticidade por meio de QR Code.

Validade

Após sua disponibilidade, o novo RG será válido por 10 anos. Pessoas com até 60 anos de idade poderão continuar usando o documento atual também por até 10 anos, enquanto os maiores de 60 anos, neste caso, poderão utilizar a versão atual por tempo indeterminado.

Conforme destacado pelo governo, o novo documento também será válido como documento de viagem. O recurso é possível por causa da inclusão do código no padrão internacional, MRZ, usado em passaportes. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade