Em carta à OCDE, Bolsonaro fala em cumprir compromissos ambientais
Presidente diz ainda que país está pronto para iniciar o processo de ingresso na entidade
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), enviou uma carta ao secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann, agradecendo ao convite para que o Brasil faça parte da entidade. O processo para que o país seja efetivado no chamado "clube dos ricos" deve durar cerca de três anos. Na última terça-feira (25.jan), a organização comunicou oficialmente ao governo ter aceitado iniciar o processo de negociação para permitir o ingresso no país no grupo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No documento, Bolsonaro diz que "o Brasil compartilha o objetivo da OCDE de apoiar o crescimento econômico sustentável, acabar com a pobreza e não deixar ninguém para trás, bem como proteger nosso meio ambiente e melhorar a vida e as perspectivas de todos, dentro e fora da OCDE, conforme descrito na Convenção da OCDE", afirmou.
Ainda sobre meio ambiente, o presidente lembrou que o país demonstra "consistentemente o compromisso com as metas do Acordo de Paris" e citou a COP26 ao ressaltar a meta firmada de zerar emissões de gases que provocam o efeito estufa até 2050, assim como em outras nações.
"O Brasil está comprometido a adotar e implementar plenamente políticas públicas alinhadas com seus objetivos climáticos, tomando ações efetivas para implementar esse objetivo", reforçou Bolsonaro.
Com 38 países membros, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é referência internacional, principalmente nos setores de economia, educação e meio ambiente.