Bolsonaro promete zerar imposto do diesel se conseguir PEC
Presidente disse que se Congresso aprovar redução de impostos, ele retira cobrança federal
O presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu zerar o imposto federal sobre o diesel se houver a aprovação da nova PEC do governo no Congresso. A proposta apresentada permite a redução de impostos estaduais sobre combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Se a PEC passar, no segundo dia seguinte a promulgação, eu zero o imposto federal do diesel no Brasil", disse a jornalistas neste sábado (22.jan), em Eldorado (SP).
Bolsonaro também negou ter a intenção de "confusão" com governadores com a proposta apresentada. "Confusão seria se fosse uma determinação, a PEC é 'autorizativa'", declarou.
Segundo o presidente, o imposto federal sobre o diesel atualmente gira em torno de 32 centavos. Da gasolina, 69. O líder do Executivo também disse que o governo busca alternativas para diminuir o preço dos combustíveis no país.
"[Estamos] trabalhando numa Proposta de Emenda à Constituição autorizando, e não determinando, que o presidente ou governadores diminuam, ou zerem os impostos federais e estaduais. Reconheço que os combustíveis estão altos. Está no mundo todo e nós vamos buscar alternativa para isso", declarou.