Publicidade
Governo

Bolsonaro edita decreto que cria Plano de Enfrentamento ao Feminicídio

Medida será publicada no Diário Oficial da União desta 3ª feira (21.dez)

Imagem da noticia Bolsonaro edita decreto que cria Plano de Enfrentamento ao Feminicídio
Jair Bolsonaro fala ao microfone (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou nesta 2ª feira (20.dez) um decreto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (PNEF). O objetivo da medida, diz o governo, é ampliar e fortalecer as políticas públicas de combate e prevenção à violência contra as mulheres, promover ações para conscientizar a sociedade sobre essa violência e ampliar as possibilidades de denúncia, e promover a produção e gestão da informação sobre agressão a mulheres e o feminicídio, entre outras coisas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O decreto será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta 3ª feira (21.dez). A Secretaria-Geral da Presidência da República afirma que ele reforça a importância de ampliar e fortalecer as políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio. Os objetivos da medida incluem ainda o fomento à responsabilização, educação e monitoramento dos responsáveis por agredir mulheres, e a garantia de direitos e assistência "integral, humanizada e não revitimizadora" às cidadãs que estejam sofrendo violência, às vítimas indiretas e aos órfãos.

O PNEF prevê uma articulação entre as áreas da educação, saúde, assistência social e segurança pública, do Executivo, além de integrantes do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil, para que seja implementado, segundo o governo, o "ciclo completo da política pública e a integralidade das ações de enfrentamento ao feminicídio".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade