Anatel marca nova data para votação do edital do 5G
Governo espera que projeto proporcione investimentos de R$ 2,8 bilhões por mês no país
SBT News
O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou para as 10h de 6ª feira (24.set) a votação do texto do edital de implementação da tecnologia 5G no Brasil, segundo comunicado emitido nesta 2ª feira (20.set). O colegiado utilizará sua 16ª reunião extraordinária para discutir ajustes à primeira versão do documento.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A votação havia sido agendada para o dia 13 de setembro, mas foi adiada após uma solicitação de vista do conselho da Anatel. Naquela data, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, classificou o pedido como "altamente inesperado" e disse que não havia necessidade de se debruçar em temas que foram debatidos exaustivamente pela pela própria agência.
De acordo com a Anatel, a licitação das radiofrequências 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, à qual se refere o edital do 5G, configurará a maior oferta de espectro da história da autarquia. O texto foi enviado ao conselho diretor, em 12 de novembro do ano passado, aprovada pelo colegiado, em 25 de fevereiro de 2021, e aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 25 de agosto deste ano.
A votação pendente é a última etapa antes da liberação do edital. O governo espera que ele proporcione investimentos de R$ 2,8 bilhões por mês no país.
Veja também: