Governos assinam acordo que facilitará entrada de brasileiros em Portugal
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) quer aumentar mobilidade entre as nações integrantes
SBT News
Líderes das nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram, neste sábado (17.jul), o Acordo sobre a Mobilidade, com o objetivo de facilitar a circulação de cidadãos entre os países do grupo.
O documento foi firmado durante a 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Luanda, na Angola. O Brasil foi representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). A comitiva brasileira contou ainda com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França; o secretário de Assuntos Estratégicos, almirante Flavio Rocha; e pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Augusto Pestana.
Em nota, o Itamaraty destacou que o acordo vai permitir "o adensamento progressivo da mobilidade no espaço da CPLP, que abrange 270 milhões de pessoas". "Os debates estiveram centrados na necessidade de aumentar os fluxos econômico-comerciais entre os estados membros da Comunidade, cuja corrente de comércio se situa na ordem de US$ 13 bilhões", pontuou a pasta. Não foi explicado, contudo, como o acordo funcionará ou quando ele entrará em vigor.
Fundada em 1996, a CPLP reúne os países de língua portuguesa do mundo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Brasil é o integrante com maior população, território e Produto Interno Bruto (PIB).