Publicidade
Política

"Lamento que maus brasileiros trabalhem contra o país", diz Alckmin sobre Eduardo Bolsonaro

Vice-presidente também cobrou "resposta rápida" do Congresso sobre pacote de ajuda aos exportadores afetados pelo tarifaço

Imagem da noticia "Lamento que maus brasileiros trabalhem contra o país", diz Alckmin sobre Eduardo Bolsonaro
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. | REUTERS/Adriano Machado
,
• Atualizado em
Publicidade

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse neste sábado (16) que lamenta que brasileiros trabalhem "contra o interesse do país" ao ser questionado sobre o encontro do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.

"[Quero] lamentar que maus brasileiros trabalhem contra o interesse do país e, aliás, de maneira injusta", disse Alckmin a jornalistas durante visita a uma concessionária de automóveis, em Brasília.

+ Pacote de socorro do governo é recebido com alívio e cautela por setores afetados por tarifaço

Alckmin também cobrou "resposta rápida" do Congresso sobre pacote de ajuda aos exportadores afetados pelo tarifaço, apresentado nesta semana pelo governo.

"Entendo que o Legislativo tem um papel importante a cumprir, que é dar resposta rápida. Fui constituinte. Por que criamos a Medida Provisória? Porque no Estado moderno as mudanças são rápidas. Nosso tempo é o tempo da mudança, e da velocidade da mudança. Você precisa agir rápido. Por isso, na Constituinte, estabelecemos o princípio da MP. O governo fez parte da legislação por Medida Provisória e parte por projeto de lei complementar. Tenho certeza que vai ser rapidamente analisada e votada pelo Congresso", afirmou.

Eduardo Bolsonaro afirmou, em publicação no X (antigo Twitter), que havia participado de uma reunião "excelente" com Bessent em 13 de agosto. Isso dias após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ter dito que uma conversa com o secretário norte-americano agendada para o mesmo dia havia sido desmarcada.

Haddad atribuiu a decisão de Washington de desmarcar a reunião com Bessent como resultado de uma articulação de Eduardo Bolsonaro, o que o deputado negou durante a semana.

+ Eduardo Bolsonaro diz que irá "às últimas consequências" contra Alexandre de Moraes

Negociações entre Brasil e EUA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem buscado abrir canais de diálogo para negociar a tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre vários produtos brasileiros, mas não tem tido sucesso até o momento.

+ Hugo Motta pede a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Alckmin reafirmou neste sábado que "não há justificativa" para a taxação implementada pelo presidente Donald Trump, que justificou a medida, entre outros pontos, à "caça às bruxas" que o ex-presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo, viria sofrendo.

"Nosso trabalho é continuar o diálogo e continuar a negociação", acrescentou Alckmin. Perguntado se havia alguma reunião marcada com autoridades norte-americanas, ele disse: "Aguardem".

O ex-presidente, que é réu em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, segue em prisão domiciliar após determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade