Copa América: jogadores serão testados a cada dois dias
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, detalhou protocolos para a realização do torneio no Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta 2ª feira (7.jun) que os jogadores serão testados com testes moleculares, os chamados RT-PCR, a cada dois dias. Segundo o titular da pasta, objetivo é manter "ambiente controlado" e evitar a disseminação da covid-19.
"Todos os jogos acontecerão sem a presença de público. Então é um ambiente sanitário controlado", reforçou Queiroga, durante coletiva de imprensa. O ministro detalhou os protocolos sanitários previstos para o torneio internacional.
Segundo Queiroga, as equipes viajarão apenas em voos fretados e ficarão, "de preferência", em quartos individuais, em andares isolados de hoteis. "As delegações cumprem as exigências sanitárias de entrada no paí. Assim que chegam, são submetidas a exames de RT-PCR já dentro dos hoteis", completou.
Os atletas e o corpo técnico só poderão deixar os hoteis em casos de problemas de saúde ou para treinamento, informou o ministro. Além disso, terão que responder, diariamente, a um "controle epidemiológico", com perguntas referentes a sintomas do novo coronavírus e medidas sanitárias.
Queiroga ainda disse que, dos 10 times, seis estão completamente vacinados. O restante deverá concluir a imunização até o fim desta semana. O SBT transmitirá o torneio internacional, que terá início no próximo 11 de junho. Serão, ao todo, 28 jogos, espalhados por quatro unidades federativas: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás.